Homenagens, apresentações culturais e café da manhã marcam início de comemoração dos 69 anos do Mercado Central de Macapá

Programação segue ao longo desta terça-feira (13).

Por Anézia Lima - Instituto Municipal de Turismo

Aniversário de 69 anos do Mercado Central conta com programação diversificada | Foto: Lennon Vilhena/PMM

A programação em comemoração aos 69 anos de fundação do Mercado Central de Macapá iniciou já nas primeiras horas desta terça-feira (13), com alvorada festiva, café da manhã, bolo gigante temático e homenagens aos permissionários mais antigos do local.

Conheça a história do Mercado Central de Macapá, que completa 69 anos de fundação nesta terça-feira (13)

Segundo o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, festejar mais um ano de atividade econômica de um dos pontos turísticos da capital, demonstra a importância desse símbolo cultural para a região.

“A cada dia estamos mais empenhados em trazer melhorias para a estrutura, trabalhadores e visitantes deste espaço. Hoje, comemoramos a importância que o Mercado Central tem na vida dos macapaenses pela história, economia e cultura”, explica. 

O canto de parabéns foi entoado no ritmo do marabaixo, com o grupo Raízes da Favela. Em seguida, houve o corte do bolo, que foi servido aos participantes do evento como parte do café da manhã. Por fim, foi exibido o curta-metragem “Mercado Central: as pessoas, a poesia e o tempo”, de autoria de Vanea Ávles. 

Representando os permissionários que trabalham no local, Manoel Figueiredo contou as experiências vividas durante seus mais de 45 anos de atuação como vendedor de ervas e temperos.

“O Mercado virou a minha segunda casa. Acompanhei muitas mudanças aqui e vivi grandes momentos. Tenho as melhores recordações de quando o funcionamento era totalmente diferente”, declarou, emocionado. 

Durante a programação, os permissionários receberam certificados de agradecimento. De acordo com a diretora-presidente do Instituto Municipal de Turismo (MacapaTur), Daniele Nascimento, o evento continua até o fim do dia, beneficiando a toda a população.

“Sentimos uma gratidão imensa por proporcionar esse momento. Essa programação é especial pelo grande significado que o Mercado tem para os macapaenses que atuam no local e visitam o ponto turístico”, comenta.

Na área interna do espaço, fotografias e quadros com pinturas foram expostos para apreciação do público. O acervo conta com imagens diversas do Mercado Central, desde a sua construção até a atualidade. A exposição segue durante a tarde desta terça-feira, que também terá exposição de carros antigos e feira de artesanato. O evento segue até a noite com shows de grupos de pagode e do sambista Dudu Nobre.