População em Situação de Rua conhece Ceta Ecotel

Aproximadamente 20 pessoas em situação de rua atendidas pelo Centro POP conheceram e puderam aproveitar da paisagem e dos atrativos naturais do Ceta Ecotel, situado no distrito de Fazendinha, em Macapá. O passeio pelos pontos turísticos da capital amapaense é uma das iniciativas da prefeitura no trabalho de resgate da cidadania do público em situação de rua.

Gésce Santos elogiou a iniciativa da gestão municipal. “Nos sentimos útil, com a dignidade de volta. Ano passado, fomos ao Museu Sacaca. São estes momentos que nos fazem ver que também somos gente, além de tudo somos tratados com respeito e dignidade”, enfatizou Gésce Santos usuário do Centro POP.

 

Patrick Hernandes comemora o resgate da cidadania obtido com o Centro POP, onde conseguiu a emissão de documentos e melhorou a autoestima. “Tenho o Centro como um lar que não tenho no momento. Lá eu tenho amor, carinho e respeito por todos os técnicos que me acolheram”, frisou.

 

O dia foi de diversão com direito a piscina, bilhar, tênis de mesa, festa para os aniversariantes do mês. Eles também ganharam kits de higiene pessoal. Além disso, teve roda de conversa com a psicóloga do Centro. Os usuários apresentaram a música de forma adaptada “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã”, do Legião Urbana.

 

Gleice Barbosa, coordenadora do Centro POP, avalia que a atividade reflete na autoestima de quem se sente excluído. “A partir do momento em que trazemos eles para esse tipo de espaço, estamos trabalhando na perspectiva da garantia de seus direitos”, contou.

 

Lilian Monteiro

Assessora de comunicação/Semast