População do bairro Muca recebe Escola Municipal Esforço Popular completamente revitalizada, em Macapá

Todos os espaços da escola foram contemplados com a reforma.

Por Léo Nilo* - Secretaria Municipal de Educação

Os estudantes da Emef Esforço Popular participaram de brincadeiras durante a inauguração | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

Com muita alegria e animação, a população do bairro Muca recebeu nesta sexta-feira (19), a reforma da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Esforço Popular. A Prefeitura de Macapá revitalizou todos os espaços da unidade para oferecer mais segurança e conforto para os estudantes e profissionais que atuam no local.

“A escola necessitava de uma reforma estrutural e agora segue a identidade que definimos para este novo momento da Educação: escolas claras e ventiladas. Os alunos terão a partir de hoje um espaço adequado para a aprendizagem”, destaca o prefeito de Macapá, Dr. Furlan.

O Prefeito de Macapá, Dr. Furlan, na reinauguração da Emef Esforço Popular | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

As obras da unidade contemplaram a troca do telhado, reforma dos banheiros, blocos administrativos e ampliação das janelas. Além disso, foi construido um novos espaços onde funcionarão uma biblioteca e um espaço para o Atendimento Educacional Especializado (AEE).

A reforma buscou solucionar reivindicações antigas da comunidade que convivia com goteiras, falhas elétricas, alagamentos e pouca acessibilidade. O secretário municipal de Educação, Rodrigo Gomes, ressalta que esta entrega é mais uma peça na reestruturação da educação municipal.

“Agora vamos ter novos espaços para promover diversas atividades, em uma valorização de toda a comunidade. A gestão não tem medido esforços para dar essa justa condição de trabalho e estudo a todos”, comenta.

A cerimônia de inauguração foi embalada por coreografias e brincadeiras, além de homenagens à trajetória da Emef Esforço Popular, que recebe esse nome por toda a mobilização que os moradores fizeram para a sua construção.

Para a mãe de duas estudantes da Emef Esforço Popular, Cherlyne Dantas, a reinauguração representa esperança para toda a comunidade do bairro. “Fico muito alegre em participar desse momento, porque nossa comunidade esperou bastante por uma obra assim. A escola agora vai conseguir dar todo o conforto que nossas crianças precisam”, conta.

Cherlyne Dantas, mãe de duas estudantes da Emef Esforço Popular | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

A Emef Esforço Popular atende 743 estudantes, em turmas do Ensino Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Pacote de reformas
As obras na Emef Esforço Popular fazem parte de um pacote de reformas anunciado pelo prefeito Dr. Furlan. As primeiras 10 unidades receberam ordem de serviço no dia 15 de março. Uma semana depois, no dia 21, outras 10 instituições também foram contempladas com as revitalizações. No aniversário de 56 anos da Emef Rondônia, mais três reformas foram anunciadas.

A prefeitura investiu mais de R$ 640 mil na reforma, com verbas do Tesouro Municipal, do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

As obras fazem parte do pacote de ações do Programa de Saúde e Assistência ao Cidadão (Probem/Educação), que prevê a garantia de direitos básicos.

*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação