População aproveita feriado para participar do Luau na Samaúma

A população macapaense aproveitou o feriado desta sexta-feira, 15 de novembro, para participar de mais uma edição do Luau na Samaúma. Nesta edição, o evento contou com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, ajudando a compor uma programação para todos os públicos, gostos e sabores.

“Sempre tive vontade de vir conhecer, mas é a primeira vez que consigo vir. Estou adorando! É tudo muito lindo, pensado nos detalhes, minha filha e eu adoramos”, contou Gláucia das Virgens, técnica em enfermagem, que aproveitou o espaço para fazer registros da pequena filha enquanto passeava pelas exposições.

 

A programação do Luau contou com feira de artesanato com produtos afros e do projeto Mulheres que Fazem, exposições diversas, venda de comidas típicas e foodtrucks, exposição de objetos antigos, feira de produtos do campo, oficinas de minichefs, tenda literária, contação de histórias, discotecagem, peças teatrais e apresentações musicais com a presença da Banda da Guarda Civil Municipal de Macapá, Helder Brandão e Beto Oscar, Val Milhomen e Joãozinho Gomes e a banda Yes Banana.

 

Segundo o prefeito de Macapá, Clécio Luís, a realização do evento tem o objetivo de ocupar locais públicos, gerar renda e fomentar o turismo. “A prefeitura tem essa política de ocupação dos espaços públicos com desenvolvimento de atividades, que vêm desde a Fazendinha e passa também pelo complexo do Araxá. O Luau virou uma marca na Praça da Samaúma”, destacou.

 

Para os empreendedores, o espaço é uma vitrine que permite ampliar o público e ter um contato mais próximo. Charles Figueiredo, advogado e proprietário da Lado B, empresa voltada para o público colecionador de discos, está presente no evento desde a primeira edição. Segundo Charles, o feedback com as pessoas é um diferencial do Luau. “A gente tem a possibilidade de divulgar nosso trabalho, que desperta a recordação de muitos que vivem essa época e curiosidade de pessoas que nunca viram tocar um disco, isso é maravilhoso”.

 

Como forma de dar continuidade ao evento, a Prefeitura de Macapá, Ministério Público Estadual (MPE) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) contaram nesta edição com um novo parceiro, o Governo do Amapá.

 

Para a procuradora-geral de Justiça do Estado, Ivana Cei, a chegada de novos parceiros permite a ampliação do Luau e um espaço sempre melhor para a população. “O MPE completou 28 anos no dia primeiro de novembro, e, com muito orgulho, desenvolvemos esse projeto que aproxima entidades públicas do povo, e que, com essas novas parcerias, conseguiu alcançar ainda mais a população amapaense”, explicou.

 

O encerramento da noite ficou por conta da banda Yes Banana, que levantou o público com um espetáculo de rock e musicais regionais. Para Gina Martins, entrevistadora, o Luau é um espaço para se divertir e ser feliz. “Eu adoro, venho sempre que tem e vou continuar vindo. A música e o ambiente me animam, me deixam feliz!”.

 

Jhenni Quaresma

Assessora de comunicação/PMM