Pontos de lixeiras viciadas desarticulados pela prefeitura continuam limpos e arborizados

Após a desarticulação de duas lixeiras viciadas na última semana, os dois pontos de acúmulo de lixo dão espaço para o novo projeto de arborização, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur). A grande novidade é que, após sete dias de implantação, nenhum lixo fora do contêiner foi detectado. Os pontos, localizados na Avenida da 36ª Avenida Maria Lúcia Brasão, no bairro Zerão, e uma passagem próximo ao canal do Beirol, passaram por limpeza e tratamento de arborização.

“Acabar com as lixeiras viciadas é um desafio assumido pelo Município desde o início de sua gestão. É um problema crítico das grandes cidades. Mas, com estratégia e articulação comunitária, a prefeitura tem conseguido bons resultados. Peço que a população faça a sua parte”, comenta o titular da Semur, Augusto Almeida.

 

Segundo o secretário, muitas vezes, apenas a limpeza dos locais não adianta. Por isso, a prefeitura colocou em prática estratégias para manter o ambiente limpo. “Em muitos casos, limpamos áreas que vêm sendo usadas há muito tempo como lixeiras viciadas. Acabar com isso pode levar tempo. A estratégia de transformar em jardim é eficiente, pois inibe a continuidade da prática irregular e ainda entrega para a área mais um jardim, que valoriza o local e beneficia os moradores do entorno”, explica Almeida.

 

A ação será levada para outros bairros para combater e erradicar as lixeiras. A Semur disponibiliza o Disk Denúncia (99970-1078) e pede para a população que denuncie via WhatsApp, com fotos e vídeos. Denúncias sobre despejo irregular de água servida, lixeira viciada, entulho em ruas, canais e avenidas, podagem e eliminação de forma errada de árvores, atraso nos serviços de coleta domiciliar e despejo de esgoto também podem ser encaminhadas, mas devem constar horário do acontecimento e endereço para que a apuração ocorra da melhor maneira.

 

A identidade do denunciante é preservada. Além disso, os artigos 44, 45 e 39 da Lei Complementar 054/08 preveem notificação e multa para os responsáveis por descarte irregular de resíduos.

 

Assessoria de Comunicação/Semur