Policlínica: Prefeitura de Macapá faz ajustes finais para conclusão da obra da Policlínica de Macapá

Fotos: Rui Brandão

As obras de implantação da Policlínica de Macapá seguem em ritmo acelerado, com mais de 90% da obra pronta. A prefeitura trabalha nos preparativos finais de instalações para entregar à população mais um equipamento público. A Policlínica atenderá a média complexidade. A obra está orçada em R$ 6.683.697,26, proveniente de recurso federal do Fundo Nacional de Saúde e com contrapartida do Município, no valor de R$ 2 milhões.

Abrangendo uma área de 5.181,28 m², a Policlínica de Macapá consiste na adequação do prédio onde seria o Hospital do Câncer. A primeira Policlínica do município irá oferecer à população atendimentos especializados. Para isso, o prédio recebeu as adequações necessárias e contará com centro de consultas especializadas, central de regulação de consultas, centro de diagnóstico, central de exames ultrassonográficos, centro cardiológico, centro de especialidades odontológicas, farmácia especializada, centro de referência municipal de imunobiológicos especiais, centro oftalmológico, auditório, centro administrativo e área de circulação.

“Essa obra começou no ano de 2000 e foi interrompida em 2004. Eu sequer tinha mandato nem de vereador, e agora ela está sendo concluída e Macapá ganhará uma Policlínica. Trabalhamos muito e quem ganha é a população, que poderá ter o atendimento de média complexidade, como oftalmologia, ortopedia, entre outros, além de diversos tipos de exames”, comenta o prefeito de Macapá, Clécio Luís.

A Prefeitura de Macapá trabalhou para que cada setor tivesse os ambientes de acordo com as necessidades. Na área da central de exames ultrassonográficos, foi feita a aplicação de revestimento barita, material de proteção radiológica em paredes, piso e teto. Nas áreas de copa, banheiros e setor de limpeza, foi aplicado piso de cerâmica. Já no térreo e primeiro pavimento, foi utilizado piso vinílico paviflex, que é um tipo de piso antiderrapante, antialérgico, com toque térmico e macio. No segundo pavimento, foi possível fazer a recuperação do piso korodur, já existente, o qual recebeu polimento e envernização.

No forro, foram instaladas placas de fibra mineral e toda iluminação do prédio é feita em painéis de LED, o que dá mais economia de energia. Todos os espaços possuem acessibilidade, com rampas de acesso, piso podotátil nas áreas interna e externa, dois elevadores e vagas específicas no estacionamento para idosos e pessoas com deficiência.

O prédio possui área para estacionamento próprio, com espaços para 159 veículos, bicicletário, área de paisagismo, com espécies arbóreas de pequeno porte na área de convivência e circulação. No estacionamento, foram plantadas espécies de palmeiras. O prédio conta ainda com área de abrigo para resíduos sólidos, guarita, subestação de energia, com os transformadores que alimentarão a rede elétrica da Policlínica e casa de bombas para abastecer a caixa d’água.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Aline Brito

Assessora de comunicação