Pessoas em situação de rua participam de atividades proporcionadas por acadêmicos de enfermagem

“Aqui me sinto em casa. Além das atividades que participo, sinto carinho tanto da equipe quanto de outros colegas que vivem nas ruas e frequentam o centro”, comentou Ângelo Santos, usuário do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro-POP) durante o encerramento das atividades dos acadêmicos do 7º semestre de enfermagem da faculdade Estácio em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast), realizado nesta quarta-feira, 19.

A parceria nasceu há 4 anos, onde acadêmicos da disciplina de saúde mental, orientados pela professora e enfermeira Tatiana Braga, promovem diversas atividades com os frequentadores do Centro, como roda de conversa, ações de saúde (testes rápidos, aferição da pressão arterial, palestras com temas voltados à depressão, suicídio, orientação de higiene), além de dinâmicas de grupos.

 

Para a acadêmica Jasna Bahia, a experiência é bem diferente do conteúdo vivido em sala de aula. “O medo de não conseguir alcançar as expectativas dos usuários era nosso maior desafio, mas a convivência do dia a dia revelou o quanto essas pessoas precisam, às vezes, apenas de um gesto de carinho. A satisfação em poder conviver com elas foi muito significativa, levo não só na grade curricular, mas no coração”, comentou.

 

O Centro-POP tem a finalidade de assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidade, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida. Entre os serviços realizados estão o acolhimento, acompanhamento e articulação em rede.

 

De acordo com a coordenadora Leila Pinheiro, o atendimento funciona da seguinte forma: recepção, acolhida, serviços social e psicológico. Depois é feita a triagem de cada caso, que identifica a condição, o histórico de vida e suas demandas emergenciais, encaminhando-os aos serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e ou às suas famílias, caso tenham referências familiares.

 

Atualmente, o centro atende aproximadamente 50 usuários, que chegam cedo ao local, onde, além das atividades, podem tomar café, banho, lavar roupa e almoçar. O Centro POP está localizado na Rua Cândido Mendes, nº 430, Centro, ao lado do Super Fácil; e funciona das 8h às 14h.

 

Amelline Borges

Assessora de comunicação/Semast