Performances teatrais, música e dança marcam encerramento do Festival Temático de Trânsito 2016

Mais um ciclo de parceria foi encerrado com geração de resultados positivos. Na quarta-feira, 9, foi o último dia de apresentações culturais do Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran), realizado e idealizado pela Polícia Rodoviária Federal e executado em parceria com as escolas municipais de Macapá. Ao todo, 12 instituições da rede municipal de ensino participam deste projeto desde 2013, sensibilizando os futuros motoristas e cidadãos em formação para que sejam os defensores da paz, combatendo a violência, construindo um trânsito mais humano e mais seguro, e preparando o caminho para a construção de uma cidade melhor. Eles deram um show no palco do Bacabeiras.

 

O encerramento teve entrada das bandeiras, hinos entoados pela banda da Guarda Civil Municipal de Macapá e performances teatrais e de dança de tirar o fôlego. AEIOU, Eficaz, Curralinho, Eunice das Chagas, Josafa Aires, Raimunda dos Passos (estadual) e Vera Lúcia Pinon foram as escolas que fecharam o projeto no ano de 2016. E em cada apresentação de palco, as frases de impacto das músicas ou do enredo teatral tocavam o público e reforçavam a premissa da temática deste ano – Transformar atitudes para salvar vidas.

               

Para dar início à apresentação da escola AEIOU, a aluna Isabella da Silva declamou. “Como seria bom se tivéssemos consciência, pois a vida de uma pessoa não combina com imprudência”. Em ritmo de rap, Davi e Yasmin, da Escola Curralinho, cantaram. “Todos nós somos pedestres. Trânsito é ação e reação”. E com samba no pé, outra escola acrescentou, em sinal de alerta. “Afinal, quantos filhos mais vamos perder? Um novo caminho começa pela educação”.

 

De acordo com o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Aldo Balieiro, este ano o Fetran alcançou cerca de 50 mil pessoas, direta e indiretamente. “Com essas ações na educação, estamos conseguindo tocar muitas pessoas e fazê-las refletir sobre seu papel cidadão”. Ao final das apresentações de palco, cada escola recebeu troféu de participação no projeto. “Esta é uma parceria que dá certo. Vamos fazer uma reunião de avaliação para definirmos o que deve ser melhorado, de ambos os parceiros (Semed e PRF), mas é certo que a parceria segue firme e forte para 2017”, confirmou a subsecretária municipal de Educação, Sandra Casimiro.

 

Rita Torrinha/Asscom Semed