Parceria resulta em ação de saúde no bairro Congós

Atendimento médico, orientações de saúde bucal, avaliação nutricional e suplementação de ferro e vitamina A. Esses foram alguns dos serviços oferecidos pela Prefeitura de Macapá nesta quarta-feira, 5, em uma ação de saúde promovida pela Igreja Metodista Wesleyana, no bairro Congós.

 

Além dos serviços, um momento foi reservado para uma palestra sobre depressão e suicídio. A diretora da UBS Congós, Consolata Granjeiro, explicou que a temática foi escolhida pelo índice elevado de tentativas de suicídio na área. “Conversando com os dirigentes da igreja, vimos à necessidade de abordar o tema, principalmente entre os jovens que estão nesse período de transição para a vida adulta. Essa é uma maneira de promover saúde mental e abordar os assuntos de forma a desmistificar os preconceitos em torno da depressão”.

 

A satisfação da comunidade era visível. A dona de casa Maria José dos Santos levou os três filhos para consultar e aproveitou para fazer a auriculoterapia, uma forma de medicina alternativa que elimina dores por meio de pontos específicos na orelha. “Nunca tinha ouvido falar nesse tratamento, mas achei muito interessante. Percebi a diferença de imediato. Além de conseguir consultar meus filhos, sairei daqui mais relaxada”.

 

A auriculoterapia

 

Em Macapá, ela é feita pelos profissionais do Núcleo de Saúde da Família (Nasf) e faz parte de um conjunto de técnicas terapêuticas. É uma forma de medicina alternativa ou complementar baseada na ideia de que a orelha é um microssistema, com o corpo inteiro, representado no pavilhão auricular.  Especificamente, a orelha é um excelente local para tratar qualquer problema que tem um componente de dor, seja na região lombar, na cabeça, problemas de pele (dermatites), neurológicos e vasculares, tais como esclerose múltipla e hipertensão arterial. Problemas emocionais e ansiedade também são satisfatoriamente tratados por este método.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa