Operação Cerol 2017 iniciará neste domingo, 11

A Prefeitura de Macapá iniciará neste domingo, 11, a Operação Cerol 2017, que consiste na abordagem aos empinadores de papagaio em logradouros públicos, cujas linhas estejam enceradas com material cortante. O Parque do Forte foi o lugar escolhido para começar a ação, que visa evitar acidentes graves.

 

Segundo o comandante da Guarda Municipal, Cel. Ubiranildo Macedo, no dia 4 de junho houve transtorno no trânsito de Macapá causado por quem pratica a atividade recreativa, a maioria crianças e adolescentes. “Quando um papagaio é cortado por outro, por conta da linha encerada, a molecada atravessa a rua atrás das pipas sem a atenção devida, um risco eminente de atropelamento”.

 

Há registro de pelo menos uma morte, em anos anteriores, provocada pela linha com cerol – uma mistura cortante feita com vidro moído e cola que é passada na linha das pipas para cortar (no ar) as linhas de outras. “Essa operação quer evitar que uma simples brincadeira se transforme em tragédia”, afirma o comandante.

 

A Guarda Municipal já registrou acidentes em 2017, quando um motociclista foi ferido por uma linha encerada. No ano passado, foram recolhidos sessenta quilos de carretéis com cerol, o que é proibido pela Lei Municipal (1455/05), a qual impede o uso de material cortante por haver possibilidade de lesões graves a terceiros.

 

A Operação Cerol está prevista para encerrar no fim de agosto. Ao todo, 20 guardas participarão da ação de domingo. Ao longo da semana, a fiscalização acontecerá com o apoio de viaturas pelas ruas da capital. A corporação criou um canal de atendimento para denúncias, que podem ser feitas pelo 98801-1153.

 

Júnior Nery

Assessor de comunicação/PMM