Obstrução do passeio público é alvo de fiscalização da CTMac

Ação tem objetivo de garantir o direito de ir e vir da população com segurança

Por Cristiane Mareco - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Com intuito de oferecer melhores condições de mobilidade aos pedestres, agentes de trânsito da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), realizam por tempo indeterminado ações de desobstrução de calçadas e vagas de estacionamento em vias de grande movimentação no centro da capital. O objetivo é garantir o direito de ir e vir da população com segurança.

A diretora presidente da CTMac, Patrícia Almeida diz que a Companhia tem recebido denúncias sobre a utilização de cones de sinalização indevida para marcar vagas de estacionamento ou simplesmente a proibição do tráfego de pessoas no passeio público.

“Durante as ações os agentes trabalham a educação no trânsito, orientando os proprietários de lojas sobre as infrações cometidas ao obstruir as calçadas com produtos para vendas ou a utilização de alguns artifícios que impeçam o estacionamento de veículos”, diz a diretora.

Para Rose Amaral, funcionária de uma loja no centro da capital, a ação é positiva e importante para que as pessoas tomem conhecimento das irregularidades.

“Em alguns momentos se torna impossível circular na frente da loja em trabalho, a calçada fica cheia de veículos e mal conseguimos sair. Então vejo que essa ação é muito importante para otimizar o passeio público”, diz a vendedora.

Obstrução do passeio público

A Lei Municipal 027 de 2014 proíbe a obstrução de calçadas, logradouros, ruas, travessas, praças, ou qualquer outro lugar que atrapalhe a circulação de pessoas. Esses locais devem garantir livre acesso ao cidadão.