O Veleiro vence Festival do Camarão no Bafo 2017 da Fazendinha

O cozinheiro Leandro Gonçalves conquistou para o restaurante O Veleiro o título de Melhor Camarão no Bafo de 2017 da Fazendinha, durante o 4º concurso desta categoria, feito na noite de quinta-feira, 27, na última edição deste ano da Estação Lunar do Macapá Verão. Além do título, o empreendimento ganhou um fogão industrial e um micro-ondas.

 

“Participei pelo prazer, mas não imaginei que fosse ganhar o concurso, o que me deixou muito feliz”, disse o cozinheiro. Ao todo, nove restaurantes se inscreveram, mas somente oito participaram. O Veleiro foi o último a se apresentar. Depois de quase três horas de concurso, enfim, os jurados conseguiram degustar a iguaria preparada pelo restaurante. Àquela altura do campeonato, mal sabiam os jurados que, por fim, experimentariam o Melhor Camarão no Bafo.

 

Uma “cozinha show” foi montada no balneário, onde os candidatos teriam de preparar o prato, na frente dos jurados, respeitando o tempo de 20 minutos para cada. Paladar [sabor], apresentação e técnica utilizada eram os quesitos que os cinco jurados tinham que avaliar. Eles foram selecionados para um desafio, considerado por eles como difícil, mas delicioso. “Hoje, tenho certeza de que sou a pessoa mais invejada desse espaço”, comentou a jornalista Alcilene Cavalcante, que presidiu a mesa do júri. 

Para o público que assistia à disputa, o concurso era de dar água na boca. “A frase pode parecer clichê, mas, quando vi uma das concorrentes colocando um pouco de tucupi no preparo, expressão melhor não há. Salivei”, disse o cabeleireiro Felipe Campos. Quem foi prestigiar o evento, mas não teve o privilégio de sentar-se à mesa do júri, conseguiu também degustar das iguarias dos competidores, oferecida depois de servidas as generosas poções dos avaliadores.

  

Segundo a diretora-presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliane Pereira, o concurso já se consagrou como um dos mais esperados do Macapá Verão. “Não se faz turismo sem pensar em gastronomia, e esse concurso tem um fator fundamental de valorizar a nossa cultura, em especial esse prato típico, que é o mais procurado pelos turistas que vêm ao Amapá. Sobretudo, incentivar os restaurantes e profissionais aqui de Fazendinha, para que mostrem seus trabalhos”.

 

Pela regra, os empreendimentos tinham de apresentar aos jurados como os restaurantes servem a iguaria aos clientes. Cada um recebeu R$ 30,00 para comprar o quilo do melhor camarão. “Essa edição traz esse novo formato, que é fazer o preparo na frente do júri, com tempo cronometrado para o cozimento”, explicou Juliane.

 

Participaram da banca julgadora o empresário do setor de hamburgueria, Sérgio Silva Gomes; a jornalista e editora do G1 Amapá, Fabiana Figueiredo; a empresária e conselheira da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Solange Sussuarana e o presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade, da Federação do Comércio do Amapá, Gilmar Marra dos Santos.

 

O segundo lugar do concurso ficou com o restaurante Bambu, que recebeu um conjunto de panelas antiaderente, e o terceiro classificado foi o restaurante da Coca, que faturou um panelão de inox.

 

Júnior Nery

Assessor de comunicação/PMM