‘O basquete é minha superação’, celebra paratleta ao conquistar vitória no aniversário dos 265 anos de Macapá  

Várias modalidades esportivas participaram da programação que celebrou o aniversário de 265 anos de Macapá

Por Alexandra Gomes - Secretaria de Comunicação Social

Time de basquete Equador Rodas fechou o placar de jogo 28 a 16 contra adversário I Foto: Abel Neto/PMM

A inclusão e a socialização de uma pessoa com deficiência são desafios que encontram no esporte um forte aliado. Afinal, a prática esportiva proporciona as vantagens físicas e também o contato com outras pessoas, uma socialização que traz enormes benefícios para mente e o emocional. E no aniversário de 265 anos de Macapá, celebrado neste sábado (4), entre as modalidades esportivas, o basquete sob rodas foi uma das principais competições que trouxe história de vida, superação e talento para a quadra. 

Leonel Pinheiro, 34 anos, é um desses exemplos que há dez anos encontrou no basquete inspiração e superação. Hoje ele é conhecido como capitão Léo do Águia, paratleta em cadeira de rodas que já participou de vários jogos importantes, recentemente o time que ele joga, o Equador Rodas, ficou em sexto lugar numa competição nacional no estado de Mato Grosso do Sul. 

“O basquete é minha superação. O esporte é algo sensacional e inexplicável que mudou a minha vida. Acima de tudo vem Deus, que tenho certeza, é o que motiva não só a mim, mas todos esses guerreiros que estão aqui hoje. E essa iniciativa da Prefeitura de Macapá na valorização do esporte é mais um incentivo para todos nós”, destacou o jogador.   

Além de ser um dos esportes mais praticados no mundo, o basquete apresenta vantagens como dinamismo, estímulo das funções cognitivas, aumento do senso de estratégia, desenvolvimento da capacidade motora, criação de vínculos afetivos e sociais.

O time de basquete Equador Rodas foi o vencedor do jogo que aconteceu na quadra da Escola Municipal Wilson Malcher no encerramento dos jogos esportivos do aniversário de Macapá. O placar que garantiu a vitória fechou em 28 a 16 contra o time adversário. 

VEJA AQUI FOTOS DO BASQUETE E BASQUETE PARA CADEIRANTES //FOTOS: Abel Neto/PMM

Atividades esportivas 

No início da manhã deste sábado de aniversário da cidade o dia começou com chave de ouro, já nos primeiros raios de sol mais de 2 mil pessoas participaram da Corrida de Rua Macapá 265 anos; também teve futlama, passeio ciclístico, futsal, futvôlei, vôlei de areia, supino, agachamento e handfiver handebol.

VEJA FOTOS DA CORRIDA DE RUA 265 ANOS DE MACAPÁ, AQUI // FOTOS: Abel Neto/PMM

 

À tarde a programação esportiva foi intensa também

Ciclismo – Atletas de ciclismo deram a largada na competição às 15h, com saída do Mercado Central. Cerca de 150 pessoas participaram da competição. Nas categorias Speed masculino e MTB masculino, o primeiro lugar foi para Daniel Sousa e Yeverson Guedes. Na modalidade feminina, quem subiu no podium foi Brenda Simões. 

Os ganhadores do 1º e 2º lugar foram premiados com troféus, já o 3º, 4º e 5º ganharam medalhas. 

A estudante Yoná Nady Bittencourt, 18 anos, conta que há 7 meses começou a se dedicar ao ciclismo por questões de saúde, mas em pouco tempo viu o esporte transformar sua vida. “O ciclismo entrou como uma forma de tratamento de saúde e virou uma paixão na minha vida. É muito legal participar de programações como esta do aniversário da cidade, que mais vezes tenham competições como esta”, concluiu, entusiasmada, a ciclista. 

Yoná competiu no tempo de 30 minutos e chegou entre os cinco primeiros colocados, conquistando o 5º lugar na competição.  

VEJA MAIS FOTOS DO CICLISMO, AQUI // FOTOS: Abel Neto/PMM

Futebol – Arena do Muca foi palco da final do Sub 16 que disputou a Copa Cidade de Macapá, o jogo aconteceu entre os times Máxima e Futuros Camisa Dez, times que trouxeram para dentro de campo jovens talentos disciplinados e dedicados a vencer.  

Otimista o jogador do Máxima, Ítalo Cauê, 16 anos, diz que o bom desempenho do time durante o campeonato é um sinal da vitória e conquista do troféu. “Fizemos um bom campeonato até aqui e se Deus quiser a gente vai sair daqui com o troféu”, afirmou Ítalo. 

E ao final do jogo, o time do Máxima conquistou o troféu de campeão da Copa Cidade de Macapá, o placar que lhe garantiu a vitória foi de 3×1. Os vencedores das 1º, 2º e 3º colocações foram premiados com troféu, medalhas de ouro, prata e bronze, mais premiação em dinheiro. 

Skate – Pela primeira vez, oficialmente como programação esportiva, o skate atraiu adeptos de todas as idades, jovens, adultos e crianças foram os públicos mais presentes. 

A pequena Livia Sena Botel, de 10 anos, veio acompanhada do pai para competir pela primeira vez na pista de skate. Determinada, ela diz que sua inspiração no esporte veio da Rayssa Leal, a Fadinha do skate que coleciona prêmios na modalidade. 

“Gosto muito de skate e futebol, meu sonho é ser profissional no esporte como a Rayssa Leal. E essa programação foi muito legal, uma competição pra gente com muitos prêmios é maravilhoso”, comentou, empolgada. 

VEJA MAIS FOTOS DO SKATE, AQUI // FOTOS: Abel Neto/PMM

De acordo com o coordenador da Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer (Comel), Bruno Igreja, a programação esportiva foi um sucesso com alta procura em todas as modalidades.

“Iniciamos e encerramos a programação com chave de ouro, tivemos muita adesão nas categorias esportivas, além do comparecimento do público que veio assistir e acompanhar. O Evento foi um sucesso, agradeço o apoio de todos que estiveram envolvidos. O aniversário é da cidade, mas quem ganhou o presente foram os munícipes”, celebrou o coordenador. 

Realização 

A programação esportiva foi uma realização com o apoio da Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer (Comel) e organização de entidades representantes dos esportes: Associação dos Deficientes Físicos do Amapá (ADFAP), Federação de Futvôlei do Estado do Amapá (Fafuv), Federação Amapaense de Futlama (Feafla), Grupo de Ciclistas Organizados (GCO), Federação Amapaense Basketball (FAB), Liga de Futsal do Amapá (LFA), Federação Amapaense das Escolinhas de Futebol de Base (FAEFB), Manga Rosa e Novo Vôlei Amapá. 

CONFIRA A GALERIA

Fotos: Abel Neto e Renato Costa/PMM