Novembro Azul: 400 pessoas participaram da ação de saúde no Mercado Central, no feriado do Dia do Evangélico

Ação foi executada pela Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS) e Departamento de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Cerest)

Por Andreia Tavares - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Ação durou até às 18h | Foto: Andreia Tavares / PMM

Novembro Azul teve extensa programação de saúde em diversos pontos da cidade, com objetivo de facilitar o acesso aos exames que detectam a possibilidade do câncer de próstata. Nesta quinta-feira (30) a Prefeitura de Macapá encerrou as atividades, com uma última ação no Mercado Central, organizada pela Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS) e pelo departamento de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Cerest).

Foram realizados: coleta de sangue laboratorial, distribuição de preservativos, vacinação contra influenza e covid 19, teste rápidos de infecções sexualmente transmissíveis e massagens. Ao todo, 400 pessoas aproveitaram o feriado para fazer exames e relaxar.

Jorge Tadeu, de 32 anos, aproveitou o dia livre. “Estava passando pelo mercado quando vi as equipes de saúde, essa foi uma oportunidade para eu me cuidar”. 

Marluce Chermont, coordenadora do Cerest, explicou que a escolha da data foi estratégica. “Decidimos montar essa ação para aproveitar o feriado, maioria das pessoas estão de folga e puderam receber os cuidados”.

Gilmar Domingues, secretário de Vigilância em Saúde, ressaltou a importância de manter uma política de cuidados e bem-estar. “É necessário fazer esse tipo de trabalho na comunidade, especialmente para os homens que têm dificuldade em procurar as Unidades Básicas de Saúde. Então, nós trouxemos esse serviço para facilitar esse acesso”, comentou o secretário.

confira mais fotos