Nova Floriano: combate ao Aedes e noções de primeiros socorros são abordados na reinauguração

Dentro da extensa programação na reinauguração da Praça Floriano Peixoto, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) desenvolveu atividades educativas junto aos frequentadores do local. Um dos temas levantados foi o combate ao Aedes aegypti, abordado nos panfletos distribuídos e em exposição de brinquedos feitos com material reciclado.

 

Encantada com os brinquedos feitos de garrafa PET, a jovem Tayanne Reis, de 10 anos, viu a possibilidade de transformar o que poderia ser um criadouro do mosquito em brinquedos para ela e seu irmão. “Eu gostei muito. Na minha casa sempre tem garrafa, só que agora ao invés de jogar fora eu vou fazer um porta-treco para mim e um robô para o meu irmão”. 

 

“Estamos aproveitando esse momento de grande concentração de público para sensibilizar os munícipes sobre o combate ao Aedes. Logo mais, o período chuvoso começará e os cuidados com a proliferação do mosquito devem ser redobrados”, enfatizou o coordenador do Programa Municipal de Combate à Dengue, Kilder Vidal.

 

O projeto Samuzinho integrou a programação com atividades voltadas para as crianças falando sobre a importância de não praticar trotes para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samur), o 192, e uma série de ações educativas sobre as formas de prevenção de acidentes e noções de primeiros socorros para os adultos.

 

A auxiliar administrativa, Tereza Alves, é mãe do Gustavo, de 10 meses, e aproveitou para aprender técnicas que podem ser muito úteis em situações de emergência com crianças. “Além do passeio, tive a oportunidade de aprender como proceder em situações de engasgo, e como criança pequena, é sempre bom saber. Achei interessante aliar uma atividade de utilidade pública nesses momentos em que as famílias estão reunidas”. 

 

A Semsa disponibilizou uma ambulância do Samu, que estava de sobreaviso para atender possíveis intercorrências, mas nenhuma ocorrência foi registrada.

 

Jamile Moreira/Asscom Semsa