“No Centro-POP somos respeitados e tratados com dignidade”, afirma moradora de rua

“A gente também precisa de atendimento. Aqui não tem preconceito, somos respeitados e tratados com carinho e dignidade”, disse Naiane de Souza, 23 anos, moradora de rua, durante ação social e de saúde da Prefeitura de Macapá, no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro-POP), na manhã desta terça-feira, 29.

 

Com a ação, os moradores em situação de rua que circulam pelo centro da cidade, hospitais, vivenciaram um dia diferente e foram beneficiados com vários serviços de assistência social e de saúde, como corte de cabelo, limpeza de rosto, alisamento, teste rápido de HIV, hepatite e sífilis, verificação de pressão arterial, glicemia, atividades físicas e massoterapia. Além dos serviços, foram oferecidos café da manhã, lanche e almoço. A ação integrada foi desenvolvida pelo Centro-POP em parceria com o Consultório na Rua, departamento vinculado às secretarias municipais de Assistência Social e do Trabalho (Semast) e de Saúde (Semsa).

 

O Centro-POP se tornou referência para o morador em situação de rua. “Nosso equipamento faz o acolhimento e convencimento levando as políticas públicas desenvolvidas pela prefeitura. Nosso trabalho é fazer a triagem, a sensibilização e o acompanhamento dessa população”, explicou a secretária municipal de Assistência Social e do Trabalho, Suênia Bezerra.

 

Mais de quinze moradores em situação de rua participaram da ação. O Centro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, e fica situado na Avenida Aurino Borges de Oliveira, nº 388, na mesma avenida do prédio onde funciona o Diário Oficial. De julho a setembro de 2016 atendeu mais de 64 usuários, individualmente.

 

“Falo que a sede do Centro-POP é uma conquista não só para gestão, mas para todos que precisamos e utilizamos os serviços. É um local de referência, onde recebemos atenção, carinho e nos faz repensar e ter um novo olhar em relação a nossa família, que, muitas vezes, está destruída”, enfatizou Carlos Amadeu, 62 anos, que frequenta o espaço todos os dias.

 

“Toda a equipe de assistência social do Centro-POP, as enfermeiras do Consultório na Rua, as acadêmicas do curso de Serviços Sociais da Universidade Norte do Paraná (Unopar) e as professoras de Educação Física da Faculdade Federal do Estado do Ceará e Goiânia nos ajudaram em todos os serviços oferecidos nesta ação. Estou recompensada com tudo que pudemos oferecer hoje a estas pessoas”, declarou a assistente social do Centro-POP, Maria Martins.

 

Lilian Monteiro/Asscom Semast