Nas últimas 24 horas, Macapá não registra nenhuma morte por Covid-19

Nas últimas 24 horas, Macapá não registrou nenhuma morte por Covid-19. O Município reforça que nos dias 2, 6, 9, 21 de julho também não teve nenhum sepultamento em decorrência da doença, mantendo o número de óbitos em 362.

“Se compararmos o mesmo período sem óbitos em Macapá [2, 6, 9, 21 e 23 de julho] aos meses anteriores é possível ver essa redução. No dia 2 de maio tivemos dois óbitos; no dia 2 de junho tivemos 5; e no mesmo dia deste mês nenhum óbito. Em 6 de julho não tivemos óbitos, mas no dia 6 de junho foram registrados 17 e em 6 de maio foram 12 mortes. No dia 9 deste mês não tivemos mortes, mas no mesmo dia nos meses de maio e junho tivemos registros”, informou a coordenadora do Comitê de Enfrentamento da Covid-19, Silvana Vedovelli.

De acordo com os últimos dados apresentados pelas unidades referência no atendimento aos casos da doença no município, o número de atendimentos também vem apresentando um decréscimo desde o início deste mês em relação aos meses de maio e junho, quando Macapá enfrentou o pico da pandemia. Nos fins de semana, o número de atendimento é ainda mais reduzido. Nesta quinta-feira, 23 de julho, 565 atendimentos a pacientes foram realizados nas 4 unidades de referência no atendimento à Covid-19, número que em meses anteriores já chegou a 1.200 pacientes em um dia.

As medidas de prevenção da doença adotadas pelo Município de Macapá, com a adoção do protocolo de conduta terapêutica, com a prescrição de medicamentos para o início do tratamento logo nos primeiros sintomas da doença, além do distanciamento social e as medidas de prevenção individual, têm refletido na redução dos números. “Em maio e junho, tivemos a nossa curva crescente, e já no fim de junho ela começou a estabilizar. Agora em julho tem caído. Mostrando que nós estamos entrando em uma fase boa, e esperamos continuar, dessa forma, e que não tenhamos uma segunda onda dessa doença no nosso estado, e que possamos se ver livre desse vírus até que chegue a vacina e que possamos imunizar a população”, destacou a coordenadora.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Karla Marques

Assessora de comunicação