A Prefeitura de Macapá promoveu na manhã desta quarta-feira, 29, no auditório da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), uma audiência pública com a finalidade de apresentar o Projeto de Concessão Administrativa para Prestação dos Serviços de Iluminação Pública no Município de Macapá, que incluem a implantação, instalação, recuperação, modernização, melhoramento, eficientização, expansão e a operação da rede municipal do segmento.
“Agradeço as equipes de servidores das secretarias. A prefeitura assumiu a iluminação pública de Macapá em 2017, e, de lá para cá, conseguimos vencer várias etapas técnicas com reuniões, georreferenciamento, justamente pensando na viabilidade de estabelecermos esse trabalho em conjunto com o BNDES, que dará mais dignidade e melhorará a qualidade de vida da população”, ressaltou o secretário municipal de Iluminação Pública, Claudiomar Rosa.
O gerente de estruturação de parcerias e investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Rodrigo Pedrosa, relatou o que motivou a realização do evento. “Considero muito importante a oportunidade de apresentar esse projeto para a população de Macapá e explicar o que representa o projeto, a importância e os benefícios para a cidade como um todo”.
O subsecretário especial de Governo do Município, Edvan Barros, destacou a relevância do encontro. “Colocaremos o Município de Macapá em um novo patamar em termos de iluminação pública, em vários equipamentos públicos como pontos turísticos, escolas públicas, e que dará uma melhor qualidade de vida para a população de Macapá. Esperamos conseguir realizar este desejo junto com o BNDES”.
“Estamos muito otimistas de estarmos hoje aqui, acompanhando e fiscalizando esse evento que busca a transparência com o bem público, onde a população terá a oportunidade de conhecer esse novo momento que nos espera, que é a modernização da iluminação pública da cidade”, destacou o vereador Nelson Souza.
Também estiveram presentes no encontro representantes do Ministério Público Estadual (MPE) e da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA).
Principais Benefícios da PPP de Iluminação Pública
– Melhorar a qualidade de vida da população a partir da modernização da infraestrutura em toda a extensão do Município;
– Uso eficiente dos recursos públicos e economia de energia;
– Compartilhamento de riscos com privado e pagamento vinculado ao desempenho;
– Eficiência: novas tecnologias de IP, mais eficientes e com menor consumo de energia;
– Melhoria do nível de serviço com verificação ativa e manutenção preventiva;
– Qualidade: impacto positivo em segurança e qualidade de vida da população;
– Valorização do patrimônio histórico de Macapá;
– Padronização da qualidade;
– Tecnologia: gestão inteligente e remota da IP – Telegestão;
– Menor prazo de resposta para chamados nas principais vias do município.
O processo está sendo conduzido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, em parceria com a gestão municipal. As informações sobre a concessão, como minutas do edital e do contrato, especificações mínimas do serviço e estudos técnicos, estão disponíveis no site da prefeitura, pelo link: https://macapa.ap.gov.br/
Cliver Campos
Assessor de comunicação/Semip
Fotos: Gabriel Flores