Mulheres em Construção: 1.146 atendimentos realizados no Conjunto São José entre saúde, social, jurídico e beleza

Dia de ação social foi organizado pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres com o Projeto Mulheres em Construção

Por Mônica Nascos - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Projeto Mulheres em Construção visa levantar a autoestima do público feminino e promover qualidade de vida | Foto: Mônica Nascos/PMM

1.146 pessoas entre crianças, jovens, adultos e idosos do Conjunto Habitacional São José foram atendidas pela Prefeitura de Macapá por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDH). O dia de ação social, ocorrido no último sábado (20), foi organizado pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres com o Projeto Mulheres em Construção.

A ação contou com os serviços realizados pela equipe do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM). Também participam da programação, diversas secretarias municipais das áreas da Saúde, Assistência Social, Trabalho, Promoção da Igualdade Racial e outras.

Moradora Rosalina Silva disse que a iniciativa foi importante para se vacinar e fazer consultas de Saúde

Rosalina Souza da Silva, de 66 anos, disse que se recupera de uma fratura na perna, e mesmo com dificuldade, ela aproveitou a oportunidade que Prefeitura de Macapá ofereceu e foi buscar atendimento médico no clínico geral para ela e sua filha, e disse que depois da consulta, elas iriam se vacinar contra a influenza, pois sente dificuldade de se locomover para um posto de Saúde.

“Ainda bem que aconteceu esse atendimento aqui porque pra mim é muito difícil sair daqui pra ir à UBS”, destacou a moradora do bairro há quase 7 anos.

A coordenadora municipal de políticas públicas para as mulheres, Socorro Marques, destacou a importância do projeto Mulheres em Construção para o acolhimento e a qualidade de vida ao público feminino.

“Este projeto vai ao encontro das mulheres com dezenas de serviços que possam contribuir com o fortalecimento dessa mulher, para que ela possa se sentir forte, acolhida pela Prefeitura e pronta pra lutar por seus direitos na certeza de que são mulheres empoderadas”, disse.

Foram realizados serviços como: vacinação de rotina; testes rápidos e consultas médicas com clínico geral; pediatra e ginecologista. A médica pediatria disse que sua equipe estava com 2 pediatras, 2 clínicos gerais e 2 ginecologistas para o atendimento da população do São José.

Os serviços de beleza foram bastante procurados como corte de cabelo, limpeza de pele e design de sobrancelha com henna e outros serviços voltados ao público infantil com brincadeiras e atividadeslúdicas.

As equipes de advogados da SMDH prestaram orientações jurídicas e consultorias gratuitamente aos que buscaram informações sobre processos judiciais. As consultas psicológicas e atendimentos pedagógicos foram realizados pelas servidoras do CRAM. Além da assistência social pelo CRAS como CadÚnico e benefícios eventuais.

O secretário municipal de Direitos Humanos, Raimundo Azevedo, ressaltou a importância de cuidar das pessoas, e de promover direitos e cidadania por meio de atitudes de solidariedade e de compromisso com o cidadão.

“A nossa gestão está perto das pessoas, nas diferentes iniciativas, justamente para garantir a todos o acesso à informação, Saúde, Lazer, assistência jurídica e social. São ações que promovem a cidadania, nosso dever enquanto gestão municipal” concluiu o secretário.

O Projeto Mulheres em Construção, que ocorreu no último sábado (20). A Prefeitura de Macapá realiza mais ações em outros bairros e localidades da capital amapaense.

Veja as fotos