Moradores do São José aproveitam serviços na “Quarta da Saúde”

 

 

A Prefeitura de Macapá promoveu a “Quarta da Saúde” no Residencial São José. Durante todo o dia, diversos atendimentos, como consultas médicas, vacina, avaliação nutricional, suplementação de vitamina A, testes do pezinho e PSA, entrega de medicamentos, testes rápidos e distribuição de preservativos, foram oferecidos aos moradores. A programação faz parte das atividades em comemoração ao aniversário do habitacional.

 

Também integraram a programação os profissionais do Núcleo de Saúde da Família (Nasf), com serviços de fonoaudiologia, auriculoterapia e fisioterapia. “Estimamos para este dia o atendimento de mais de mil famílias, com ações preventivas e de educação em saúde”, ressaltou a secretária municipal de Saúde, Silvana Vedovelli.

 

Um dos serviços mais procurados na ação foi o atendimento odontológico. Profissionais da saúde bucal fizeram a profilaxia em adultos e crianças, aplicação de flúor, raspagem, encaminhamentos, orientações e distribuição de kits de higiene bucal. “Aproveitei para fazer a limpeza nos dentes e aplicação do flúor nos meus três filhos, é uma ótima oportunidade”, comentou a costureira Maria do Socorro Leite.

 

O combate ao Aedes não foi deixado de lado. Para sensibilizar os moradores, o Departamento de Vigilância Ambiental levou uma exposição de utensílios e brinquedos feitos com material reciclável, que serviram de criadouro para o mosquito. “Nosso objetivo é despertar, principalmente nas crianças, a ideia de reaproveitar aquilo que seria descartado e transformar em algo útil, evitando que mais recipientes possam servir de criadouro para o mosquito”, ressaltou o diretor do departamento, Josean Silva.

 

As crianças observaram as etapas de desenvolvimento do Aedes aegypti nos microscópios levados pela equipe de entomologia da Semsa, despertando a curiosidade dos menores. Já o projeto Samuzinho promoveu oficina de pintura e primeiros socorros. Para os adultos, as equipes do Consultório na Rua distribuíram preservativos, orientando-os sobre os perigos das Doenças Sexualmente Transmissíveis.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa