Morador do Marabaixo III é notificado por acúmulo de sucata em via pública

“Há mais de 14 anos moramos aqui no bairro e o acúmulo de sucata em frente à residência ao lado da minha casa só faz aumentar a cada dia, gerando transtornos e trazendo doenças para minha família”, denunciou o autônomo José Maria Façanha. O fato ocorre em uma residência localizada na Rua 15, no Marabaixo III.

 

Ao passar pelo local, é visível a situação vivida pelos moradores. São carcaças de geladeira, fogão, ferragens, ar-condicionado, pedaços de bicicleta, dentre outros materiais acumulados na área interna e externa de uma residência. A situação foi identificada na manhã desta segunda-feira, 27, pelo Município depois da denúncia. A equipe de fiscalização da Prefeitura de Macapá notificou o proprietário da referida residência. Ele tem o prazo de 48 horas para fazer a retirada do entulho.

 

O proprietário do local justificou que trabalha há anos com sucata e que sempre armazena em casa. Ele contou que foi orientado pela fiscalização quanto à destinação correta do entulho, os prejuízos que vinha causando aos moradores e a determinação para a retirada do material no prazo estabelecido, evitando a geração de multa.

 

Para a dona de casa Marinalva Ferreira, a situação é inadmissível. “Se ele trabalha com esse tipo de material que arrume um local adequado para guardar e não que coloque todo aí na rua, como ele tem feito. Esse acúmulo de entulho aí na frente tem servido somente para juntar todo tipo de inseto, é barata, rato, mosquito, até carrapato tem dado aí. Minha filha já pegou dengue, a neta do vizinho pegou zica vírus e tudo indica que o foco do mosquito esteja aí, no meio desse lixo todo, que diariamente pega chuva e acumula água”.

 

Outro caso de descarte irregular de entulho também foi verificado na manhã desta segunda em uma área de ressaca, no bairro Universidade. O morador, que já havia sido notificado em fevereiro, descumpriu a recomendação e foi autuado pela fiscalização, com multa no valor de R$ 1.501, 00.

 

O morador, diariamente, tem colaborado bastante com a fiscalização da prefeitura na identificação e eliminação desses casos por meio do Disk Denúncia (99147-1050), o que ajuda a identificar e combater de forma mais rápida e eficaz esse tipo de irregularidade.

 

Karla Marques

Assessora de comunicação/Semur