Mês da Mulher: UBS’s dão continuidade às atividades com ações de promoção a saúde e autoestima

As Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) continuam com a intensificação dos serviços voltados às mulheres. As UBS’s Brasil Novo, Marcelo Cândia e Raimundo Hozanan promoveram, além das consultas ginecológicas, coleta de PCCU e solicitações de mamografia, momentos de relaxamento, cuidados de beleza e rodas de conversa sobre saúde sexual reprodutiva. As atividades são parte da campanha Mês da Mulher, que convida a sociedade a refletir sobre a condição das mulheres no mundo.

 

 

Na UBS Brasil Novo, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) incluiu nos atendimentos a auriculoterapia, uma terapia que consiste na estimulação com sementes de mostarda, em pontos específicos da orelha, para aliviar dores ou tratar diversos problemas físicos ou psicológicos, como ansiedade, enxaqueca, obesidade, por exemplo. “É importante que as mulheres participem das programações que estão abrangendo não só os serviços de saúde, mas também os de autoestima. Essenciais para resgatar nessa mulher a vontade de se querer bem e de se cuidar”, disse a secretária municipal de Saúde, Silvana Vedovelli.

 

A proposta da Coordenação Municipal de Saúde da Mulher é que as ações consigam sensibilizar as mulheres sobre a saúde e qualidade de vida para uma mudança de hábito. “A maioria das enfermidades acontece quando estamos com a imunidade em baixa. E a imunidade tem muito a ver com nossa autoestima. Tem a ver com prestar atenção às nossas emoções, aos nossos limites, e saber ouvir seu corpo quando ele pede um descanso, um alimento ou um movimento”, completou a coordenadora Rosa Natália.

 

Durante todo o mês, serão desenvolvidas atividades que buscam reforçar a importância da prevenção, promovendo em todas as unidades básicas o aumento da coleta de PCCU, consultas ginecológicas, encaminhamentos de mamografia, vacina, testes rápidos e educação em saúde.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa