Merendeiras participam de treinamento de boas práticas de produção e procedimentos operacionais

A merenda escolar se constitui em um dos fatores importantíssimos do processo de aprendizagem na rede de ensino. É ela que nutre e fortalece os alunos no ambiente escolar. Pensando nesse sentido e buscando oferecer uma merenda de qualidade aos alunos, que o Departamento de Segurança Alimentar da Secretaria Municipal de Educação (Desa/Semed) realizou o Treinamento de Boas Práticas de Produção e Procedimentos Operacionais Padronizados para Serviços de Alimentação.

Destinada às merendeiras das escolas da rede municipal, para repassar conhecimentos básicos sobre as boas práticas de higienização e preparação de alimentos, a capacitação aconteceu nas unidades escolares Mundo da Criança e Meu Pé de Laranja Lima. O objetivo foi melhorar ainda mais a qualidade da alimentação oferecida nas instituições de ensino.

 

“Nossa proposta foi capacitar e sensibilizar as pessoas envolvidas nestes processos de produção e manipulação dos alimentos quanto aos aspectos higiênico-sanitários, de forma a evitar a contaminação desses produtos por agentes físicos, químicos e biológicos. Como também desenvolver as práticas recomendadas e exigidas pela legislação sanitária”, explicou a diretora do Departamento de Segurança Alimentar da Semed, Jacqueline Nascimento.

 

Esta foi a segunda capacitação realizada pelo Município neste mês para as merendeiras das escolas de educação infantil, e foi ministrada pela chefe da Divisão de Capacitação em Segurança Alimentar, Leslie Mendes, com a participação das nutricionistas responsáveis pelo acompanhamento escolar na rede municipal de ensino. A prefeitura oferece hoje semanalmente nas suas escolas um cardápio de alimentação diferenciado aos seus alunos, de acordo com a necessidade nutricional e faixa etária dos estudantes, além da aquisição de alimentos da agricultura familiar.

 

Karla Marques

Assessora de comunicação/Semed