Mercado Central para recordar

Em agosto de 1954 se iniciou a construção do Mercado Municipal de Macapá. Um longo caminho de histórias e vivências percorrido até aqui. Uma nova era então se inicia. Em 16 de janeiro de 2020 o espaço é reaberto. A população volta a frequentar com entusiasmo. Muitos com saudosismo. Como é o caso do Izanildo Duarte. Ele recorda do tempo em que acompanhava os pais durante as compras, e agora ele quer fazer o mesmo.

“Como nossos pais traziam a gente aqui, hoje a gente vem trazer nossos filhos para também um dia lembrar que trouxemos eles aqui. Isso aqui ficará para netos e filhos. Está de parabéns o prefeito Clécio Luís, com a emenda do senador Randolfe Rodrigues. A população agradece”, disse o mototaxista Izanildo.

 

Ao circular pelo novo Mercado Central, Irene Correia também teve o sentimento de saudade. E, ao lado da filha e das irmãs, eternizou o momento em uma fotografia, com uma das obras do artista plástico Ralfe Braga, servindo de cenário. “A gente veio para ver como está o novo mercado, está muito bonito, agradável, e é um presente para a população amapaense”, comentou a professora.

 

A professora de geografia Rosangela Pureza fez questão de ir a todos os ambientes dentro do mercado. A sala memorial foi onde ela mais teve recordações. “É muito interessante, por isso entrei nessa sala para resgatar toda uma memória do mercado, legal poder ver essas peças utilizadas pelas pessoas da época. Muito bom mesmo. Parabéns pela renovação”, relatou entusiasmada a professora.

 

Outro macapaense que entrou no novo espaço e reviveu momentos foi Orias Juarez. Por muito tempo ele fez entregas de refrigerantes aos comerciantes do mercado. E, durante um passeio com a esposa e as netas, não perdeu a chance de também fazer fotos para no futuro ter em imagem, uma recordação. “eu atendia boxe por boxe aqui, e para mim voltar aqui e ver tudo reestruturado é um prazer, é uma emoção”, comentou o despachante.

 

O mercado foi totalmente ampliado e revitalizado com recursos de emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues e contrapartida do Município. O espaço traz o conceito moderno e representa um grande resgate histórico e cultural da cidade.    

 

Cléia Andrade

Assessora de comunicação/PMM