Mais de 8 mil exames de glicemia são feitos durante Campanha Gota Azul

Na Campanha Gota Azul, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em alusão ao Dia Mundial do Diabetes e Novembro Azul, em 10 dias de programação foram feitos 8.049 exames de glicemia capilar. O objetivo foi alertar e orientar a população sobre os perigos da diabetes. As atividades se estenderam até 18 de novembro em todas as UBS’s de Macapá, que intensificaram nesse período a realização do exame que mede a glicose no sangue e é usado para detectar diabetes ou pré-diabetes.

Os pacientes que apresentaram alteração foram cadastrados no Hiperdia – Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos – para fazer o acompanhamento e tratamento da doença. “Os pacientes com exames alterados já saem da UBS orientados a manter uma rotina alimentar, atividades físicas e o uso do medicamento. Também enfatizamos a eles a importância de ir à unidade regularmente para fazer o monitoramento e acompanhamento da glicemia capilar, juntamente com as consultas médicas e de enfermagem”, ressalta a coordenadora do Hiperdia, Tatiana Vidal.

 

Mesmo com o fim da campanha, os usuários podem solicitar diariamente a realização do exame de glicemia capilar em toda a rede de saúde municipal. É importante que o exame seja feito antes da primeira refeição do dia. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 422 milhões de pessoas no mundo tenham diabetes.

 

Hiperdia

 

Tem como objetivo cadastrar e acompanhar todos os pacientes hipertensos e diabéticos. Eles são cadastrados e passam a ser acompanhados pela equipe multidisciplinar de acordo com a necessidade individual de cada um. A linha de cuidado do Hiperdia conta com os serviços de atendimento médico, enfermagem, assistência fisioterápica, assistência odontológica, acompanhamento nutricional, avaliação oftalmológica, atividade física e assistência farmacêutica.

 

Segundo estimativa da Federação Internacional do Diabetes, a cada 10 segundos uma pessoa morre por causas relacionadas ao diabetes e a cada 10 segundos duas pessoas desenvolvem a doença.

 

Jamile Moreira/Asscom Semsa