Maio Furta-cor: saúde mental materna é tema em roda de conversa na UBS Pantanal

Ação reúne mães, gestantes e puérperas que são acompanhadas nas UBSs. | Foto: Giovane Brito

Por Giovane Brito - Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde

Mães e gestantes participaram da roda de conversa | Foto: Giovane Brito

Manhã com troca de experiências e orientações marcaram o primeiro dia da campanha Maio Furta-cor no município. Nesta segunda-feira (8), mulheres participaram de uma roda de conversa sobre saúde mental materna, com o intuito de conscientizar sobre a necessidade de acompanhamento psicológico de mães, gestantes e puérperas. A ação foi realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Pantanal, na Zona Norte.

Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em conjunto com a coordenação local da campanha Maio Furta-cor, a campanha Maio Furta-cor tem como principal objetivo estimular o conhecimento sobre a importância dos cuidados com a saúde mental materna, e luta por melhorias de políticas públicas voltadas para o assunto.

A psicóloga perinatal, Evelyn Meirelles, foi a responsável pelo momento de interação entre as mulheres durante ação. “Palestra e roda de conversa foi uma das formas que encontramos para fortalecer essa campanha, queremos sensibilizar as pessoas sobre a saúde mental materna e criar esse outro olhar na população”, pontuou a especialista.

Gabriela está grávida de oito meses e faz parte do grupo de gestantes acompanhadas na UBS. I Foto: Giovane Brito

A gestante Gabriela de Lima, de 28 anos, diz que após a roda de conversa tem um novo olhar sobre as fases da maternidade. “Para nós, gestantes, é necessário ter essas orientações, para entender os desafios que vamos enfrentar e como podemos contorná-los. É muito importante trazer esse olhar mais sensível sobre a saúde mental da gestante”, desabafou.  

Quem também aproveitou a ação para ter um esclarecimento melhor sobre a gestação foi a estudante Dominique Luana, ela está em seu oitavo mês de gestação e tirou dúvidas durante os debates. “Foi uma troca de conhecimento muito grande, escutei orientações que me fizeram entender a importância desse acompanhamento psicológico, vai contribuir bastante para minha gestação e para o pós-parto também”, relatou a gestante.

Gestante realiza o pré-natal na UBS. | Foto: Giovane Brito

Além da roda de conversa com os profissionais, foram ofertadas consultas com equipe de enfermagem, odontológico, psicológico, exames, vacinação de rotina, teste rápidos de Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e dispensação de medicamentos. 

“Hoje é um momento de esclarecimento, as vezes essas mulheres estão desenvolvendo um problema de saúde mental e não sabem. Então estamos buscando prevenir ou minimizar todos esses sentimentos que podem atingir essas mulheres”, explicou Thayana Sousa, coordenadora municipal de Saúde da Mulher.

Rodas de conversa

10.05 (quarta-feira)

UBS Marcelo Cândia – 8h30

Local: Rua Vereador Júlio Pereira, nº 1329, bairro Jardim Felicidade I

18.05 (quinta-feira)

 UBS Marabaixo – 08h30

Local: Rua Quatro, s/n, bairro Marabaixo II

19.05 (sexta-feira)

UBS Macapaba – 08h30

Local: Rodovia BR 210, s/n, Macapaba

26.05 (sexta-feira)

UBS Leozildo Fontoura Barreto – 14h30

Local: Rua Inspetor Aimorés, nº 191, bairro Jardim Marco Zero