Maio Furta Cor: interação e reflexão marcam encerramento das programações da campanha

Durante todo o mês de maio, UBSs de Macapá receberam programações da campanha com temas que refletem sobre a maternidade como, rede de apoio, desafios e aleitamento materno

Por Rafaelli Marques - Secretaria Municipal de Saúde

Campanha Maio Furta Cor visa sensibilizar quanto a saúde mental materna | Foto: Rafaelli Marques/Semsa

Esclarecimentos de dúvidas, reflexão e muita interação, marcaram o encerramento das programações do Maio Furta Cor, nesta sexta-feira, (26) promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O evento ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Leozildo Barreto Fontoura, no bairro Zerão.

A ação oportunizou que Tailine Dias participasse das rodas de conversas voltadas para a sensibilização da saúde mental materna. A dona de casa foi até a UBS para pôr as vacinas em dia e na companhia de seu pequeno filho Flávio Henrique, de 2 anos, aproveitou para tirar dúvidas e buscar mais conhecimento sobre o assunto.

Durante a roda de conversa foram tratados temas que refletem sobre a maternidade, como rede de apoio, desafios e aleitamento materno. Assuntos que Tailine gostou de debater e refletir. “Eu gostei do momento. É gratificante falar sobre o afeto de ser mãe. Nossa gestação, desde seu começo, até o nosso filho ficar grande, temos que saber lidar com diversas situações”, relatou a dona de casa.

Dona de casa Tailine Dia,s com seu filho Flávio Henrique | Foto: Rafaelli Marques/Semsa

Ao longo do mês de maio Macapá esteve mobilizada pela campanha. As UBSs Pantanal, Marcelo Cândia, Marabaixo e Macapacaba receberam rodas de conversas e ações de saúde voltadas para as mães, puérperas e gestantes.

A Coordenadora Municipal de Saúde Mental, Luana Nunes, ressaltou a importância de trabalhar a saúde mental nesse momento que vai mudar e transforma a vida mulher.

“A partir do momento que a gente provém esse cuidado com a saúde mental, proporcionamos a essa mulher condições de enxergar novas possibilidades de vida, mesmo com a maternidade. Então, a gestação seria algo, de fato, agregador na qualidade de vida, mesmo nas dificuldades. Então não é romantizar a maternidade, mas é saber que ela pode ser algo que traz felicidade”, pontuou a coordenadora.

Marcha Furta-Cor

Neste sábado (27) acontecerá a Marcha Furta-Cor, evento que conta com apoio da Semsa. A concentração da caminhada será na Praça Veiga Cabral, às 9h. Recomenda-se o uso de blusas nas cores branca, roxa ou azul, que são alusivas à campanha.

Confira mais fotos da roda da conversa: