Macapá Verão: Troca-Treco adere ao Julho sem Plástico e supera arrecadação da 1ª domingueira

Executado pela Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur) no balneário da Fazendinha, desde 2013, durante o Macapá Verão, o projeto Troca-Treco aderiu ao movimento mundial Julho sem Plástico, pela conscientização da redução do uso do material. A finalidade é sensibilizar a população em relação aos cuidados com o meio ambiente, onde crianças trocam garrafas de plástico por brinquedos.

Neste domingo, 14, foram arrecadadas 6.390 garrafas de plástico e distribuídos 663 brinquedos. Este número superou a arrecadação do primeiro domingo de programação do evento, quando arrecadou 3.618 garrafas e entregou 437 brinquedos. “Ponto positivo, pois a cada domingo percebemos que os banhistas estão preocupados em coletar e acondicionar adequadamente os resíduos sólidos, sem descartar diretamente no chão, ajudando a manter o balneário limpo”, avaliou o chefe da Divisão de Monitoramento e Limpeza, Adrian Castelo.

 

A Semur trabalha com a coleta seletiva desse material e destina para a Associação de Catadores de Macapá, que recicla para comercializar produtos feitos com plástico. “Considero importante todos nós descartarmos corretamente qualquer tipo de lixo, pois, se forem depositados em vias públicas, poderão ser arrastados para os bueiros, galerias e causar transtornos com inundações e alagamentos no período de chuvas”, destacou a estudante Ana Clara de Oliveira.

 

Campanha 

 

A campanha Julho sem Plástico pretende incentivar pequenas mudanças de hábito que podem fazer a diferença para o planeta terra. Alguns exemplos são muito simples, como levar uma caneca ou copo para o trabalho e deixar de usar descartáveis.

 

Regras do Troca-Treco com garrafas PET:

Correspondentes a 1 brinquedo:

5 de 2 litros

6 de 1,5 litro

7 de 1 litro

10 de 600 ml

 

Cliver Campos  

Assessor de comunicação/PMM

 

Fotos: Gabriel Flores