Macapá sedia Encontro Regional de Mediadores de Leitura da Expedição Vaga Lume

No período de 9 a 11 de novembro Macapá sediará o Encontro Regional de Mediadores de Leitura da Expedição Vaga Lume. O evento reunirá mais de 60 representantes voluntários das bibliotecas dos estados do Amapá, Pará e Maranhão, visando fortalecer a mediação de leitura e ampliar o acesso ao livro nas comunidades do campo. A abertura será às 8h30 desta quarta-feira, 9, e a formação prossegue durante todo o dia no Centro de Treinamento do Santos, localizado na Rodovia Duca Serra.

 

Das comunidades rurais de Macapá serão 35 participantes das localidades de Ressaca da Pedreira, São Joaquim do Pacuí, Ponta Grossa do Piririm, Torrão do Matapi, Corre Água, Tracajatuba I, Campina de São Benedito e Santa Luzia do Pacuí. A professora Aurilene Tertuliano, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), é a representante da expedição no município de Macapá. Ela acompanha os trabalhos desenvolvidos nas comunidades e é a interlocutora do projeto, com suporte da Semed.

 

No dia 10 (quinta-feira), parte da equipe da Expedição Vaga Lume acompanhará representantes da companhia aérea Azul até as comunidades de Tracajatuba I e Campina de São Benedito, para fazer a entrega de novos acervos de livros, doados pela companhia. Enquanto parte da equipe viaja para essas localidades, outro grupo segue com a formação continuada no Centro de Treinamento do Santos, com atividades práticas, oficinas de mediação de leitura, apresentações dos trabalhos desenvolvidos nas comunidades, relatos de experiências e encontro quilombola. Todo o processo de formação será ministrado por profissionais da Vaga Lume, vindos de São Paulo.

 

A Vaga Lume

 

É uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) sem fins lucrativos, criada em 16 de outubro de 2001. Desenvolve projetos de educação e cultura em áreas da Amazônia Legal Brasileira e na cidade de São Paulo (SP), onde fica localizada a sede. Atua na implantação de bibliotecas em comunidades que têm pouco ou nenhum acesso à cultura escrita, traçando caminho de formação contínua por meio de oportunidades e troca de conhecimentos.

 

Rita Torrinha/Asscom Semed