Macapá ganha galpão de triagem de resíduos

 

A Prefeitura de Macapá finaliza a obra do galpão de triagem, que tem como objetivo implementar a coleta seletiva do município. O espaço, de 300 metros, conta, além de duas esteiras e uma prensa, com rampas de acesso, cozinha, banheiros, refeitório e vestuário.

O galpão foi construído em uma área dentro do próprio aterro sanitário, na zona norte da capital, e proporcionará benefícios aos catadores que trabalham na área. “Nossa meta não foi só entregar um galpão, mas um ambiente digno aos catadores, que, agora, terão ajuda de maquinário para fazer de forma mais digna e segura a segregação dos resíduos”, ressaltou o secretário de Manutenção Urbanística, Augusto Almeida.

Ainda de acordo com Almeida, a prefeitura iniciará a segunda etapa do processo, a operalização dentro da área de triagem. “Esse procedimento de capacitação torna mais célere o processo de compra e venda do material reciclável, organiza, facilita e melhora a renda dos catadores”, concluiu. A área, de aproximadamente 4 mil metros quadrados, destinada aos contadores, conta com três galpões, sendo um para coleta seletiva; outro para refeitório, banheiros e vestuário; e um para a administração.

Além da entrega do galpão de triagem, a prefeitura implantou a coleta seletiva, por meio do projeto piloto, nos habitacionais São José e Açucena, disponibilizando contêineres e carrinhos coletores e ministrando palestras sobre a separação de resíduos sólidos.

 

Amelline de Queiroz

Assessora de comunicação/Semur