Macapá ganha corredor de ‘Ipês’ para transformar e embelezar a zona sul

Ação de plantio realizada nesta quinta-feira (11) quer melhorar o paisagismo da capital.

Por Aline Paiva e Joyce Batista - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Avenida Equatorial foi a primeira a receber o projeto de corredor de ipês | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

Transformar visualmente a cidade faz parte do novo plano de arborização da Prefeitura de Macapá, que contará com corredores naturais de ipês de diferentes tonalidades. Próxima ao Monumento Marco Zero do Equador, a avenida Equatorial, na zona sul, foi a primeira a receber ação de plantio, realizada nesta quinta-feira (11).

A iniciativa deseja transformar vários pontos da capital em locais mais agradáveis e coloridos visualmente. Para isso, o Horto Municipal de Macapá selecionou várias mudas de ipês, com aproximadamente 1,5 metros de altura, para criação dos corredores naturais de ipês. A floração deve ocorrer, em média, em três anos.

“O marco inicial foi na avenida Equatorial pelo simbolismo. O local é dividido entre os hemisférios norte e sul, pela linha do equador, que corta Macapá. Este corredor será composto por ipês brancos e amarelos, para promover o embelezamento desta importante via e produzir sombreamento”, destaca o subsecretário municipal de Mobilização e Participação Popular (Semmopp), Emanuel Bentes.

Floração deve ocorrer, em média, em três anos | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

A atividade seguirá pelos próximos dois meses em outras regiões da capital, como resultado de uma parceria entre as secretarias municipais de Mobilização e Participação Popular (Semmopp) e de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana (Semam).

“Estamos trabalhando para além de ser um local mais atrativo. A meta também é amenizar as altas temperaturas, pois Macapá é uma capital tropical, a arborização chega como alternativa ecológica. Para isso, o projeto será ampliado para outros bairros de Macapá, com vias públicas de grande movimento de pessoas e veículos”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcelo Oliveira.

Exemplo de corredores naturais de ipês, que embelezaram as ruas de Macapá | Foto: Reprodução internet

Arborização
Além disso, a Prefeitura de Macapá atua em mais de 30 pontos da cidade com paisagismo e arborização. O cronograma objetiva manter a limpeza e com boas condições das espécies plantadas nos espaços.

Entre os locais, estão seis rotatórias, nove canteiros, seis triângulos e oito jardins, além de outros seis projetos implantados em espaços públicos. Esses pontos recebem serviços como capina, poda, limpeza, reposição de vasos e de itens de decoração.

Serviços são executados pelas secretarias municipal de Meio Ambiente e Mobilização  | Fotos: Adevaldo Cunha/PMM