Macapá apresenta ‘risco baixo’ para Covid-19 em novo boletim epidemiológico

Com a queda e o avanço da vacinação, foi suspenso o uso de máscara em locais fechados.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Dados são atualizados a cada 15 dias | Foto: Arquivo/PMM

O município de Macapá registrou na última semana, um novo cenário epidemiológico, dessa vez, de ‘risco baixo’ para a transmissão da Covid-19. A avaliação epidemiológica corresponde ao período de 27 de fevereiro a 19 de março.

O boletim traz o comparativo das semanas 9, 10 e 11. A última semana do período analisado, apresentou 27 novos casos confirmados da doença, evidenciando uma queda de 10% em relação a semana de número 9, quando foram registrados 30 novos casos.

Na semana 10, foram 10 novos casos confirmados, reduzindo em 66% o número de infectados em relação a semana 9. Os dados são atualizados a cada 15 dias, período do ciclo de transmissão do vírus da Covid-19. O número de óbitos nas últimas três semanas também permaneceu estável.

O último boletim mostra que a taxa de positividade em Macapá é de 2,8%, isso representa uma queda de 49% em relação a semana 9. Os dados indicam que a capital está com risco baixo.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com a queda e o avanço da vacinação, foi suspenso o uso de máscara em locais fechados. O uso da proteção já havia sido suspenso em locais abertos.

Além disso, a Unidade Covid Santa Inês, referenciada para pacientes com sintomas da Covid-19 registrou baixa na procura pelo atendimento.

“A decisão da retirada da máscara em ambiente fechado foi tomada após análise deste novo boletim, que aponta redução dos casos da doença. O cenário atual nos permite suspensão, mas nos estabelecimentos de saúde públicos e privados, assim como, transporte coletivo o uso segue obrigatório”, explica Erica Aymoré, secretária municipal de Saúde.