Macapá 262 anos: mistura de influências e temperos marcam culinária amapaense

Uma mistura de temperos e criatividade caracterizam os pratos da culinária do Amapá, bem como as bebidas e frutas típicas da região, que fazem da capital um importante polo do turismo gastronômico na Amazônia. A gastronomia exótica do estado é resultado da mistura de influências indígenas e da culinária paraense, de onde foi absorvido muitos traços culturais.

O uso de peixes da região, como gurijuba e filhote, é presença marcante em vários pratos. Assim como também vem dos rios um dos principais pratos tipicamente amapaense, o camarão no bafo. O prato é tão popular que, durante o verão, até concurso para escolher a melhor iguaria é realizado. O evento, além de valorizar nosso prato tradicional, incentiva os restaurantes a mostrar o que há de melhor.

 

Vencedor das duas últimas edições do “Melhor Camarão no Bafo”, o chefe Lourival Gomes explica que o diferencial do prato que desenvolve é o amor no processo de preparo, e, sem dúvida, a variedades de temperos e folhas que temos disponíveis na região. “A nossa cozinha amapaense é voltada para o que a natureza oferece. O diferencial está nas nossas ervas, temperos e folhas. No meu camarão no bafo não pode faltar o bom e velho limão regional, chicória e o tucupi”, conta.

 

É possível saborear uma refeição tipicamente amapaense em vários pontos como o Mercado Central, balneário da Fazendinha, complexo do Araxá, Curiaú, entre tantos outros restaurantes espalhados pela capital. A vasta programação de aniversário de Macapá é uma oportunidade perfeita para saborear um delicioso camarão no bafo!

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação

 

Fotos: Max Renê