Janeiro Branco: Cras Amor realiza roda de conversa sobre saúde mental

Escutas individuais também foram realizadas. Cras atende famílias em situação de risco social, condições de abuso, alcoolismo e desemprego

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Assistência Social

Encontro aconteceu no Cras Amor na Zona Norte de Macapá | Foto: Secom/PMM

O mês de janeiro é dedicado à saúde mental e objetiva chamar a atenção das instituições, sociedade civil e autoridades sobre as necessidades relacionadas ao tema. Desta maneira, o Centro de Assistência Social (Cras) Amor, localizado na Zona Norte da cidade, realizou nesta terça-feira (24) uma roda de conversa com usuários do equipamento.

Escutas individuais também foram realizadas. “Hoje a coordenação de saúde mental da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Cras Amor, realizou um trabalho alusivo ao janeiro branco que é um mês dedicado a pensar e discutir a respeito da sanidade mental. Falamos sobre política de saúde mental, direitos, além de mostrar como ter acesso aos serviços de saúde”, detalhou a psicóloga e palestrante, Nataliane Rangel.

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) são unidades do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) responsáveis por oferecer serviços, programas e benefícios voltados a prevenir situações de risco e a fortalecer os vínculos familiares e comunitários.

“Buscamos estimular os usuários a irem até o Cras não apenas para receber os benefícios, mas para participarem de atividades como essa de reflexão e conhecimento”, destacou a coordenadora do equipamento, Suellen Farias.

Cras Amor atende 600 pessoas por semana. São famílias em situação de vulnerabilidade, risco social, condições de abuso, alcoolismo e desemprego, que necessitam de proteção básica, assistência social e psicológica, além de cadastramento em programas de renda.

Participantes da roda de conversa | Foto: Secom/PMM