A secretária municipal de Educação, Sandra Casimiro, juntamente com a assessora especial da secretaria municipal de Saúde, Tânia Regina Vilhena, reuniu-se nesta segunda-feira, 18, com o diretor de Operações Internacionais do Instituto Perkins, David Satterthwaite. O encontro intersetorial foi uma solicitação do Instituto para tratar sobre o atendimento em educação e saúde de crianças com deficiência visual, múltipla e surdocegueira.
David Satterthwaite veio a Macapá para apresentar ao corpo técnico das secretarias a possibilidade de implantação de um Programa Piloto em Educação Inclusiva na capital amapaense, em parceria com o instituto. O objetivo é melhorar ainda mais o atendimento de crianças com deficiência. O diretor anunciou que Macapá está entre as cidades brasileiras que serão avaliadas e que, se aprovada, poderão ter o projeto piloto desenvolvido em uma de suas instituições de ensino, com orientações e a supervisão de profissionais especializados do Perkins.
“Em 2018, tivemos uma ótima experiência com eles, quando estiveram aqui para trazer a capacitação aos nossos profissionais. E hoje ficamos muito felizes em receber essa notícia, da possibilidade de implantarmos o projeto piloto em uma de nossas escolas municipais. Nossa intenção é ampliar a cada ano essa parceria que muito tem contribuído com a melhoria do ensino”, disse a secretária Sandra Casimiro.
Este é o segundo ano que os representantes do Perkins vêm a Macapá, trazendo propostas e firmando parcerias com o Município. Em 2018, o Instituto Perkins fez uma formação com profissionais da educação especial sobre a baixa visão. A proposta, além de anunciar o novo programa, foi reforçar a parceria e ampliar a capacitação dos profissionais. “Estivemos aqui no ano passado, viemos falar sobre a proposta de capacitação, do compromisso do Instituto com a campanha da Agenda 2030 da ONU, especificamente do objetivo 4, que fala da qualidade da educação”, lembrou David.
O Instituto Perkins possui representações em muitos países. Contudo, identificou no município de Macapá o único com atividades intersetoriais eficazes. “Macapá está mais adiantada em relação a outras cidades, porque já existe uma integração entre saúde e educação, que a gente não vê em outros estados e nem em outros municípios. Isso é um ponto muito positivo para o programa, porque é a forma como entendemos e acreditamos que deve acontecer e dar resultados”, enfatizou o diretor.
Durante a tarde de segunda e a manhã desta terça-feira, 19, o diretor, acompanhado da consultora e represente do Instituto no Brasil, Ana Lúcia Rago e técnicos da Semed e da Semsa estiveram visitando algumas instituições de ensino e o Centro de Especializado em Reabilitação de Macapá (CER), para avaliar o trabalho de Educação Inclusiva desenvolvido pelo Município.
Karla Marques
Assessora de comunicação/Semed