Infraero II terá mapeamento urbano coletivo em parceria com acadêmicos da Unifap

O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes), em parceria com graduandos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Amapá (Unifap), fará neste sábado, 27, oficina para estudantes e residentes do bairro Infraero II, zona norte de Macapá. O objetivo é fazer um mapeamento coletivo, a partir do olhar dos moradores, sob a orientação dos acadêmicos, para a criação de um mapa territorial que incentive e facilite práticas colaborativas e de transformação dentro da comunidade. A iniciativa partiu do acadêmico Victor Salgado, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

 

A oficina envolverá o mapeamento afetivo do bairro com a identificação de percursos cotidianos, locais de moradia, fluxo de carros, locais de estudos, lazer, comércio, feiras e ambientes vulneráveis e especiais. Para o mapeamento analítico coletivo, serão identificados infraestrutura dos locais de difícil acesso, tipos de pavimentação, lixeiras viciadas, pontos de coleta de lixo domiciliar, iluminação pública, espaços de circulação e áreas permeáveis.

 

Pretende-se também propor alternativas de planejamento e desenho urbano, a partir de perspectivas humanas e ecológicas. “Não pretendemos que o mapa produza transformações por si mesmo, mas que haja um processo de colaboração com a participação da comunidade e do poder público. Um trabalho coletivo, com suporte gráfico e visual que gere mudanças de acordo com a interpretação da realidade em que vivem e compartilham as pessoas”, explica o acadêmico Victor Salgado.

 

A partir de métodos como o desenho livre com uso de pictogramas, os participantes ajudarão a mapear o bairro Infraero II, entorno próximo à rodovia Norte/Sul e os percursos cotidianos apontando os locais de referência para moradia, estudos, lazer e demais atividades. A oficina cria uma oportunidade para apreender a cidade por meio da vivência cotidiana e discuti-la junto à gestão municipal e com todos os que se interessam em pensar a cidade como um local comum a todos.

 

Com duração de 4h30, o encontro será feito no CEU das Artes, das 13h30 às 18h, com o máximo de 20 participantes, oportunidade também para que a comunidade debata sobre o bairro, evidenciando aspectos positivos e negativos, existência de conflitos e discussões para a abordagem de soluções para os problemas sociais e ambientais que afligem os espaços urbanos do bairro. Os interessados podem procurar a secretaria do CEU das Artes para fazer a inscrição, que é gratuita.

 

Assessoria de Comunicação/Fumcult