Improir e Semsa planejam ações de saúde para população negra de Macapá

Reunião também discutiu a retomada do Comitê de Saúde da População Negra.

Por Alexssandro Lima e Gelvânio Freitas - Instituto Municipal de Políticas de promoção da Igualdade Racial

Em 2015 houve aumento da população negra, que passou de 50,7% para 53,9% | Foto: Arquivo/PMM

O Instituto Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Improir) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) se reuniram nesta quinta-feira (10), para discutir uma série de ações de promoção e cuidados com a saúde de mulheres e crianças negras residentes nas comunidades quilombolas. Além disso, as gestoras também falaram sobre a retomada do Comitê de Saúde da População Negra.

De acordo com o Censo de 2010, em Macapá 50,7% da população amapaense é negra e os dados recentes apontam que em 2015, este número aumentou para 53,9%.

Para a diretora-presidente do Improir, Maria Carolina Monteiro, é através das políticas públicas que será possível conhecer as principais doenças e agravos que ocorrem junto a população negra.

“A retomada do Comitê Municipal de Saúde para a População Negra é importante e nós estamos atentos nas intervenções envolvendo as questões de equidade racial na atenção à saúde”, diz.

Diretora-presidente do Improir, Maria Carolina Monteiro, e a secretária municipal de Saúde, Érica Aymoré | Foto: Gelvânio Freitas

A secretária municipal de Saúde, Érica Aymoré, explica que é necessária a inserção de políticas nacionais para o combate a doenças dentro da população negra, como a anemia falciforme, que acomete de 6% a 10% desta população.

“A Semsa fará um planejamento voltado a população negra, que será pensando na prevenção e promoção da saúde. A iniciativa vai melhorar a qualidade do serviço porque será possível planejar uma agenda estratégica de saúde direcionada, garantindo, assim, dignidade e integralidade”, destaca.