Gestão Democrática: eleita equipe gestora da Escola Maria Luiza Bello

Em eleição realizada no último sábado, 19, pais, alunos, professores e técnicos da Escola Maria Luiza Belo elegeram a equipe gestora da instituição de ensino para o ano de 2020. O edital de convocação das chapas foi lançado em 30 de agosto de 2019, no entanto, apenas uma chapa candidatou-se ao cargo.

Durante a assembleia, os representantes da chapa “Compromisso”, composta pelos membros Francisca Baia Ferreira (diretora), Henrique Chaves Vieira (secretário administrativo) e Tatiana da Silva Malafaia (secretária escolar) apresentaram suas propostas e, por meio de votos, foram mantidos no cargo para o próximo ano.

 

“Esse momento é muito importante para nós, principalmente pela participação dos pais, demostrando a nossa reponsabilidade também com a escola, em participar, em estar sempre presente e em poder escolher junto com os funcionários da instituição a equipe que comandará a escola no próximo ano. Essa equipe que foi eleita hoje já vem trabalhando e tem sido muito bom, o que esperamos é que continue assim, melhorando cada vez mais”, ressaltou a dona de casa Mariane Barreto.

 

A eleição na escola consolida a Gestão Democrática no Município de Macapá. Além da Maria Luiza Belo, as instituições de ensino Vera Lúcia Pinon Nery e Goiás também passarão pelo processo de eleição. A Gestão Democrática Escolar é uma forma de gerir uma instituição de maneira que possibilite a participação, transparência e democracia. É um importante desafio na operacionalização das políticas de educação e no cotidiano da escola.

 

O Plano Municipal de Educação, aprovado em 2015, para o decênio 2015/2025, assegura condições fundamentais para o desenvolvimento de uma educação municipal pautada na democracia representativa, a qual assegura a efetiva participação dos diferentes segmentos que constituem a comunidade escolar.

 

Em Macapá, ainda em 2015, com a ampla participação dos profissionais da educação, Sinsepeap, Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Macapá, a Lei da Gestão Democrática Escolar começou a ser discutida, sendo aprovada em 22 de dezembro de 2018 pela Câmara de Vereadores, e, no dia 14 de janeiro de 2019, o prefeito Clécio Luís sancionou a Lei 2324/2019-PMM, que dispõe sobre a regulamentação da Gestão Democrática Escolar no Sistema Público de Ensino do Município de Macapá.

 

Karla Marques

Assessora de comunicação/Semed