Fiscais monitoram denúncias recebidas na central de monitoramento sobre aglomeração de pessoas no período da quarentena do Coronavírus

Fiscais da Prefeitura de Macapá têm intensificado o monitoramento do cumprimento dos decretos de medidas preventivas para que não haja aglomeração de pessoas em estabelecimentos comerciais e espaços públicos, a fim de evitar a proliferação do Coronavírus em Macapá. A central de denúncias, montada pelo Município, recebe cerca de 100 acusações diárias, que são repassadas para as equipes de fiscais que atuam nos três turnos do dia em toda cidade. 

“Estamos dia e noite atendendo as denúncias feitas pela população e também monitorando estabelecimentos, para que sejam cumpridos os decretos de medidas de prevenção ao Coronavírus. A população precisa ficar em casa. Se não tem necessidade de sair, fique em casa, protegendo sua família e também quem precisa estar em campo, trabalhando. Nossos fiscais estão nas ruas para que nossa cidade não sofra o impacto da proliferação dessa pandemia. Para isso, contamos com o apoio de todos”, informa o secretário de Meio Ambiente, Márcio Pimentel. 

 

As denúncias podem ser feitas por meio de canais que abrangem as zonas da cidade. Para quem mora na área central, o número é 98813-9001. Na zona leste da cidade, as denúncias podem ser feitas pelo 98813- 9002. Já na zona oeste, é o 98813-9003. Na zona norte, por meio do número 98813-9004. E para a região da zona sul, pelo 98813-9005. A ação é coordenada pelas secretarias de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana e de Habitação e Ordenamento Urbano, com apoio da Secretaria de Zeladoria Urbana, Guarda Municipal e Secretaria de Mobilização e Participação Popular. 

 

Seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde, a Prefeitura de Macapá informa as dicas básicas de prevenção e pede para que a população mantenha o isolamento social, maior arma de combate ao Coronavírus. 

 

Dicas básicas: 

– Lave as mãos com água e sabão antes de entrar em casa; 

– Se não puder lavar as mãos antes de entrar, evite tocar nas coisas antes de lavar as mãos; 

– Tire os calçados e higienize; 

– Se precisar trazer as roupas para dentro, coloque-as em um cesto para lavar separado; 

– Não cumprimente crianças, cônjuges ou outras pessoas que morem na casa antes de trocar de roupa e lavar as mãos; 

– Se possível, tome banho assim que chegar; 

– Desinfete celular, chaves e cartões bancários com álcool 70%; 

– Mochilas e bolsas de uso diário também devem ser higienizados; 

– Limpe as embalagens que trouxe com solução de água sanitária (20 ml para cada 1 litro de água);

– Lave alimentos com água e sabão e os deixe 10 minutos imersos em solução de água sanitária (20 ml para cada 1 litro de água). 

 

Secretaria de Comunicação de Macapá

Aline Brito

Assessora de comunicação/Meio Ambiente