Final da 1ª Olimpíada de Matemática premia estudantes e professores de Macapá

Mais de 2 mil estudantes participaram da competição inédita na rede municipal.

Por Léo Nilo - Secretaria Municipal de Educação

Final aconteceu na Emef Hildemar Maia, localizada no bairro Trem | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

A 1ª Olimpíada de Matemática de Macapá encerrou em grande estilo nesta quarta-feira (31). Os cinco vencedores da competição e seus professores foram premiados com smartphones, e todos os 25 finalistas receberam medalhas. A competição é inédita na rede municipal, e a final aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Hildemar Maia, localizada no bairro Trem.

Os cinco finalistas de cada ano escolar fizeram o teste ao mesmo tempo, através do aplicativo Matematicando. Os vencedores foram definidos com base no número de questões acertadas e no tempo de prova. 

A estudante da Emef Maria Luiza Bello, Maria Beatriz, foi a campeã do 3º ano e falou da emoção de conquistar o prêmio. “Eu estudei pra tentar ganhar e consegui. Acho que meus colegas vão ficar felizes quando descobrirem. Achei a prova um pouco difícil, mas eu fiz o meu melhor”, comemora.

O objetivo do evento é promover de forma lúdica o estudo e prática da matemática, como ressalta o secretário municipal de Educação, Rodrigo Gomes. A metodologia se junta a várias outras iniciativas que fortalecem o processo educacional, como os óculos de realidade virtual e o plano de recomposição de aprendizagem.

“Estamos voltando de uma pandemia, e temos que chamar atenção de nossos estudantes para que eles tenham um maior apreço pela disciplina, e essa metodologia tem ajudado bastante. É uma concorrência saudável, e quem ganha é a educação”, explica o secretário.

Para dar apoio e torcida, a comunidade escolar dos finalistas fez questão de marcar presença no evento. Josinete dos Santos, mãe do medalhista Vinicius Ribeiro, afirma que o estudante sempre foi apaixonado por matemática, e realizou empolgado todas as etapas da competição.

“Estou muito orgulhosa dele. Ele é muito dedicado, gosta muito de matemática e de tecnologia também. A família sempre estimulou, e estamos todos muito contentes com a iniciativa”, conta a mãe.

Estratégias pedagógicas como a Olimpíada de Matemática também promovem a união e integração da rede municipal, como ressalta a coordenadora pedagógica da Emef Maria Eugênia, Ana Costa.

“Essa experiência está sendo inesquecível. Quando vimos o resultado dos finalistas, ficamos muito felizes. Somos uma escola rural, e participar de um evento que mobiliza toda a rede, assim, é uma festa. O impacto é muito positivo”, diz a coordenadora.

Mais de 2 mil estudantes participaram desta primeira edição da programação, que envolveu 54 escolas da rede municipal. A Olimpíada será incluída no calendário pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A iniciativa faz parte do programa Edutech Amazon, que traz a tecnologia e conceitos neurolinguísticos para a rede municipal.