Feira do Peixe Vivo: população aproveita 1º dia para comprar produto de qualidade e barato

“O preço do peixe está muito bom. Nas outras feiras, o quilo está 16 reais. Já garanti o almoço do fim de semana”, afirmou o aposentado Basílio de Melo. Ele levou para casa quatro tambaquis grandes que estavam sendo comercializados na Feira do Peixe Vivo da Prefeitura de Macapá, nesta quinta-feira, 6, no canteiro da Rua Claudomiro de Moraes com a Sétima Avenida do bairro Congós.

 

A feira é um projeto organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) e está na 16ª edição. Ela foi criada em 2013 e faz parte do Programa Municipal de Incentivo à Piscicultura. O objetivo é incentivar a produção local do peixe em cativeiro, buscando fomentar o mercado.

 

A programação para a Semana Santa conta com duas espécies de peixe (tambaqui e tambatinga), ao valor de R$ 10,00 o quilo, que serão comercializadas em mais seis pontos da cidade. A feira continuará nos dias 8, 9, 11 e 13 deste mês, sempre a partir das 7h30. Toda produção é local e vem dos distritos do Coração, Fazendinha e da BR-210, Km-16. Os tanques receberam visita técnica da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro).

 

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Lucas Abrahão, ressaltou que a Feira do Peixe Vivo é uma forma de incentivar a produção local e beneficiar o consumidor com produto de qualidade. “Ficamos contentes com a procura dos consumidores neste primeiro dia, porque nossa intenção é aumentar o mercado produtor da piscicultura e garantir um pescado com preço acessível à população. Assim, os dois lados ganham e a economia local cresce”.

 

Para o agricultor aposentado do bairro Congós, Francisco Ferreira, 70 anos, a feira foi proveitosa. “Comprei peixe fresco e barato. Aguardarei a próxima feira para comprar mais”.

 

Dias e pontos da Feira do Peixe Vivo:

 

08/04 (sábado): arena do Marabaixo III;

08/04 (sábado): Praça Chico Noé, no bairro Laguinho;

09/04 (domingo): Escola Estadual Antônio Castro, no bairro Zerão;

11/04 (terça-feira): CEU das Artes, no bairro Infraero II;

13/04 (quinta-feira): Residencial São José, no bairro Buritizal;

13/04 (quinta-feira): praça do bairro Santa Inês.

 

Pérola Pedrosa

Assessora de comunicação/Semdec