Famílias vítimas do incêndio no bairro Beirol iniciam cadastro de documentos

As famílias vítimas do sinistro ocorrido no bairro Beirol, no dia 30 de dezembro, estiveram reunidas na manhã desta terça-feira, 2, com representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast), Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims) e Secretaria Especial de Coordenação das Subprefeituras do Município de Macapá (Secsub). Elas receberam orientações acerca dos atendimentos sócio e técnico assistencial, como o processo de cadastramento do Aluguel Social, retirada de documentos pessoais e CadÚnico.

 

De forma prioritária, todas as 15 famílias foram atendidas na unidade Siac Super Fácil do bairro Beirol. Elas fizeram o registro do Boletim de Ocorrência, exigido para a emissão de novos documentos, e o cadastramento no programa de Aluguel Social e CadÚnico. “Solicitamos apoio ao Governo do Estado, na prioridade do atendimento às famílias para a realização do registro do BO, e assim realizarmos o cadastramento para o Aluguel Social e CadÚnico, que é de responsabilidade do Município”, explicou o secretario municipal de Assistência Social, Lucas Abrahão.

O Aluguel Social tem o valor correspondente a R$ 350,00, um auxílio moradia dado às vítimas num prazo máximo de até seis meses. Pelo CadÚnico, as famílias terão a possibilidade de ingressar em programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família. “O valor do aluguel social é estipulado pela legislação municipal, no qual dá suporte às famílias até que a Defesa Civil conclua o laudo do sinistro, e nos sinalize a autorização para o retorno ou não das famílias ao local do ocorrido. A partir de hoje, nosso objetivo é agilizar o cadastramento para que o aluguel seja pago até o fim da segunda quinzena deste mês”, acrescentou Lucas.

De acordo com o coronel Wagner Coelho, do Corpo de Bombeiros, o comando aguardará o resultado do laudo da possível causa do sinistro e as autorizações dos órgãos ambientais e Justiça Federal, para dar direcionamento às famílias. Todas as outras demandas solicitadas durante a reunião serão encaminhadas, ainda esta semana, como a visita técnica na área para autorização do retorno das famílias que tiveram perda parcial de seus imóveis.

“Faremos uma visita para verificar as condições das casas que tiveram perda parcial e assim autorizar o retorno das famílias. Quanto às demais, aguardaremos o laudo e as autorizações dos órgãos ambientais, pois sabemos que a área não é legalizada para habitação”, explicou o coronel.

Um posto de comando, com representantes dos órgãos sociais e de segurança do Município e do Estado, foi montado na unidade Siac Super Fácil do Beirol, onde as famílias poderão adquirir informações e repassar demandas. O atendimento ocorrerá das 8h às 18h.

Ponto de coleta

A entrega das doações foi prorrogada até sexta-feira, 5, no Centro Social da igreja São Paulo, na Rodovia JK, próximo à Famap, no bairro Jardim Equatorial, das 8h às 18h. A Semast concentra os pedidos de doação em materiais, como utensílios domésticos, de higiene pessoal, alimentos, material escolar. O suporte logístico continua para as pessoas que quiserem colaborar com a doação de mobiliário e eletrodomésticos. A ajuda pode ser solicitada por meio do 99126-3702.

Márcia Fonseca

Assessora de comunicação/PMM