Estudantes participam de atividades com equipe da Marinha do Brasil

Os alunos da Escola de Ensino Infantil Janice Melo Palmerim, do distrito de Fazendinha, tiveram uma aula especial com representantes da Marinha do Brasil, nesta quinta-feira, 23. Por meio de conversa e apresentações voltadas para as crianças, temas como escalpelamento, navegação segura e muitas outras atividades que envolvem os rios da Amazônia foram debatidos com os estudantes. A atividade faz parte do projeto Navegando com Segurança a Caminho da Escola, realizado pela Prefeitura de Macapá, em parceria com a Marinha do Brasil.

Mais de 160 alunos, dos turnos da manhã e tarde, participaram da atividade. O bate-papo contou com a interação da garotada, que pôde retirar dúvidas e se informar sobre os cuidados que devem ser tomados em relação ao transporte fluvial, como, por exemplo, o uso do colete salva-vidas. Desde 2007, já foram registrados 140 casos de escalpelamento nos rios do estado e das ilhas do norte do Pará. A intenção é transformar o transporte fluvial também em pauta de discussão na sala de aula, para prevenir o surgimento de casos como esses.

 

O Município possui escolas que fazem o uso do transporte fluvial, conhecidas como escolas das águas. Elas também recebem as atividades. Em junho, durante a Colônia de Férias, estudantes das escolas dos distritos do Bailique, Pacuí, entre outros, fizeram visitas ao navio da Marinha do Brasil como meio de conhecer um pouco mais sobre o transporte seguro nas águas brasileiras. 

 

Assessoria de Comunicação/Semed