Estudantes da pré-escola participam de aula de campo na Fortaleza de São José

Evento faz parte do 'Circuito do Conhecimento', que transforma espaços da cidade, em sala de aula.

Por Lázaro Gaya - Secretaria Municipal de Educação

Visita aconteceu na Fortaleza de São José de Macapá | Fotos: Lázaro Gaya/PMM

Com olhares atentos e muita curiosidade, estudantes do 1º e 2º período da pré-escola da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Ana Cristina Ramos, do bairro Perpétuo Socorro, participaram de uma aula diferente neste sábado (19). Eles conheceram a maior fortificação militar da América Latina, a Fortaleza de São José.

A atividade, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), marcou o Dia de São José e faz parte do Circuito do Conhecimento, projeto implementado nas escolas municipais desde 2021. A iniciativa transforma espaços da cidade em sala de aula para complementar o desenvolvimento educacional e humano das crianças, ensinando-as sobre a identidade, história e tradições amapaenses.

“O circuito facilita o aprendizado de matérias da matriz curricular através de temas transversais que expressam conceitos e valores básicos à democracia e à cidadania. Queremos que nossos estudantes possam promover um dia o desenvolvimento de nossa cidade como cidadãos conscientes”, destaca o subsecretário Diego Santos.

As crianças presentes na ação foram acompanhadas por servidores da escola e alguns pais. Durante a atividade elas aprenderam um pouco sobre a história da Fortaleza e a importância dela para o Amapá.

A dona de casa Marcilene Silva é mãe do pequeno Josué, de 5 anos. Ela aproveitou a oportunidade para acompanhar o filho e aprovou a ação.

“Ele sempre teve muita curiosidade para saber o que tinha dentro da Fortaleza e essa experiência está sendo muito especial para ele e para mim”, afirma.

A ideia é que todas as escolas da rede municipal de ensino sejam contempladas com essas ações. De acordo com a programação da Semed, outros espaços como o Bioparque da Amazônia, Monumento do Marco Zero do Equador e comunidades quilombolas receberão grupos de alunos.

“O processo de aprendizado é algo bastante complexo e envolve o desenvolvimento de uma série de habilidades. Neste sentido, tudo que possa complementar o ensino na sala de aula é muito importante”, completa o subsecretário.

Alunos da Emei Ana Cristina Ramos foram acompanhados de pais e servidores da Semed | Foto: Lázaro Gaya/PMM