Estudantes conhecem funcionamento do Fisco Municipal de Macapá

O secretário municipal de Finanças, Jesus Vidal, recebeu na segunda-feira, 27, na Sala de Reuniões da Prefeitura de Macapá, uma comitiva de alunos e professores do curso Técnico em Comércio do MédioTec, do Centro de Ensino Profissionalizante do Amapá Professora Josiete Oliveira Barroso. O objetivo foi apresentar aos estudantes o funcionamento do Fisco Municipal, seus departamentos e serviços.

“A intenção é que eles possam aprender na prática e com os profissionais que já atuam na área como realmente funcionam esses órgãos em todas as etapas”, explicou a supervisora do curso, Silvana Soares. A visita ao órgão faz parte de um projeto que vem sendo desenvolvido pela Delegacia da Receita Federal do Brasil (DRFB) e pela Secretaria de Fazenda do Amapá (Sefaz), com parte prática do curso de comércio, na Disciplina Legislação Comercial e Tributária, que contemplará visitações aos fiscos Municipal, Federal e Estadual.  A Prefeitura de Macapá foi a primeira a receber a visita dos alunos. 

 

“Poder participar e dar o ponto pé inicial nas atividades deste projeto e contribuir para a formação destes jovens, mostrando um pouco do trabalho que é feito pela Semfi, é muito gratificante para nós. Eles poderão ver de forma transparente como se faz a gestão dos recursos públicos no município, como a prefeitura arrecada seus recursos financeiros e todo o procedimento, desde o atendimento até a entrada dos recursos nos cofres”, explicou o secretário Jesus Vidal. 

 

Também foi  apresentado aos alunos um breve resumo do trabalho desenvolvido em cada setor da secretaria, como a chegada da pessoa física ou jurídica à Central do Contribuinte, a solicitação dos serviços, emissão de nota, elaboração dos processos, os tributos e taxas cobrados pelo Município, como o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços (ISS), Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), as taxas, contribuição de iluminação pública e a destinação final dos recursos que são arrecadados pelo Município, como os investimentos nas áreas da saúde, educação e melhorias na cidade.

 

Os 20 alunos que participaram da atividade aproveitaram o encontro para tirar dúvidas e aprender um pouco mais do assunto, visitando os diversos setores da secretaria. “Esse encontro, para nós, enquanto estudantes do curso de comércio, tem sido de grande importância. Além de somar com o nosso conhecimento teórico, que estamos aprendendo em sala de aula, ele nos dá a chance de conhecer mais de perto como realmente funciona na prática”, disse o estudante Otto Nunes.

 

Técnicos da Secretaria de Finanças e a professora da disciplina de Legislação Comercial e Tributária Empresarial, Maria Auxiliadora, também participaram da visita.

 

Karla Marques

Assessora de comunicação/PMM

 

Fotos: Max Renê