Esporte e inclusão: Prefeitura promove atividades esportivas para jovens socioeducandos

Crianças e adolescentes praticipam do projeto voltado ao esporte e qualidade de vida promovido pela Assistência Social

Por Alexandra Gomes - Secretaria Municipal de Assistência Social

Projeto Esporte Inclusão do Creas Liberdade I Foto: Alexandra Gomes/PMM

Nesta quinta-feira (9), a Prefeitura de Macapá promoveu o segundo mês de atividades esportivas para jovens e adolescentes que cumprem medidas sócio educativas. O projeto executado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Liberdade ocorre há dois meses na quadra do Céu das Artes de Zona Norte.

O intuito é oferecer a acessibilidade no esporte para crianças e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.

A assistente social do Creas Liberdade que trabalha diretamente no serviço de proteção, Alessandra Auzier, conta que o serviço atende crianças e jovens entre 12 a 21 anos de idade.

“O projeto foi pensado para favorecer a inclusão por meio do esporte e lazer, além da promoção de saúde e qualidade de vida do público juvenil. Este é o segundo mês que realizamos a atividade em parceria com Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (Tjap) e Juizado da infância e Juventude”.

O coordenador do Creas Liberdade, Rozeny Gonçalves, e Assistente Social de formação, explica que além dos jovens que já participam, o projeto também se estende a outros adolescentes que recebem acompanhamento em geral do Creas, como os voltados para a Proteção de Serviço à Comunidade (PSC) e Liberdade Assistida (LA).

“Aproximadamente temos 25 jovens da Zona Norte que participam desde programa que acontece uma vez no mês, o futebol é um meio de abrir novas oportunidade, além de promover melhor qualidade de vida”.

O projeto é realizado em parceria com o Juizado da Infância e Juventude de Macapá, o qual fornece todo o material esportivo. O Céu das Artes disponibiliza o local para as atividades e a UBS Infraero II que também presta serviço de atendimento.

O secretário de Assistência Social, Nildo Nunes, comenta que o esporte oferece várias oportunidades de inclusão aos jovens.

“O esporte além de descobrir novos talentos abre novas portas para o mercado de trabalho e ao mesmo tempo promove a qualidade de vida desses jovens”, concluiu o gestor da pasta.