Escolas, prefeitura e secretarias de Educação assinam Termo de Adesão ao Fetran 2017

Transformar atitudes para salvar vidas. Esta é a frase de ordem do Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran), desenvolvido pela Polícia Rodoviária Federal, em parceria com municípios e Estado. Nesta terça-feira, 13, o secretário municipal de Educação, Moisés Rivaldo, representando o prefeito Clécio Luís, assinou os termos de adesão das nove escolas municipais que participarão do projeto este ano. A solenidade, que dá início ao Fetran 2017, ocorreu na sede da PRF.

 

Nos meses de junho e julho ocorrerão as capacitações e visitas dos policiais rodoviários às escolas, para conhecer o plano de trabalho de cada uma. O projeto iniciará efetivamente em agosto, com atividades pedagógicas, festivais, produção dos trabalhos das crianças, reuniões com pais e alunos, palestras e demais atividades que envolvem toda a comunidade escolar. O foco é trabalhar a educação com segurança no trânsito.

 

O secretário Moisés Rivaldo ressaltou a relevância da parceria. “Temos estatísticas que mostram que a mortandade no trânsito é assustadora. Temos que fazer não só o trabalho repressivo, mas, principalmente, o educativo. Tudo se muda pela educação. Se melhorar esse setor, se muda a saúde, a segurança, reduzimos os índices de criminalidade, muda tudo. Essas parcerias são para a sociedade, e funcionar dentro da escola faz todo o diferencial. O prefeito Clécio nos pediu para aumentar o número de escolas participantes, porque ele é um dos principais incentivadores deste projeto, que só tem mostrado resultados positivos”.

 

Representante dos gestores escolares, a diretora Maricélia Macedo, da Escola de Educação Infantil Ana Luiza, destacou que este é o primeiro ano que sua escola participa do Fetran e disse que a unidade escolar já tem produções. “Começamos a sinalizar os projetos que a escola desenvolverá ao longo do ano. Este é o nosso primeiro ano. Nossa instituição tem como clientela crianças entre 5 e 6 anos, e, nesse processo de formação, elas já têm um grande senso de responsabilidade e são, sem dúvida, multiplicadoras de boas ações”.

 

O superintendente da PRF, Kleberson Sampaio, registrou que, ano passado, o índice de mortes no trânsito chegou a 40 mil vítimas e pediu para que o envolvimento das instituições de educação e dos demais parceiros fosse mais efetivo, para mudar o futuro por meio das crianças, dos futuros motoristas. Este ano, na rede municipal de ensino de Macapá, nove escolas irão integrar o projeto: Eliana Flexa Vilhena, Odete Almeida Lopes, Maria Isabel, Campina Grande, Pequeno Cidadão, Ana Luiza, Pequeno Príncipe, José Leoves e Guita.

 

Também estiveram na solenidade de adesão ao Fetran a secretária adjunta de Políticas na Educação da Seed, Dina Melo, os vereadores Professor Rodrigo e Bruna Guimarães, além dos gestores das escolas que integram o projeto e que também assinaram os termos de adesão de suas escolas.

 

Rita Torrinha

Assessora de comunicação/Semed