Escolas municipais desenvolvem atividade de conscientização do autismo

Dois de abril, data em que se celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, foi marcado por uma vasta programação desenvolvida nas escolas municipais de Macapá. A data, criada em 18 de dezembro de 2017, pela Organização das Nações Unidas (ONU), visa ajudar a sensibilizar a população mundial sobre o autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

Na Escola Hildemar Maia, uma sala sensorial foi montada pelos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), com quatro ambientes preparados para que a criançada e todos os funcionários da escola possam conhecer e perceber um pouquinho mais do modo que as crianças autistas veem, sentem e percebem os ambientes. 

 

“A intenção é provocar nas crianças e nos próprios funcionários a descoberta e o conhecimento sobre as pessoas com o autismo. Hoje, todo mundo fala sobre a doença, mas no fundo muitos não conhecem a realidade, e é importante que vejam e possam conhecer um pouco mais”, explicou a professora do AEE, Verônica Borges.

 

Caminhada, exibição de vídeos, piquenique, atividades recreativas, orientação com os alunos, blitz informativa, com a distribuição de folders e laços (símbolo do autismo), apitaço e o acender das luzes também fizeram parte da programação.

 

A Escola Lúcia Neves Deniur desenvolveu atividade de conscientização com os alunos, professores e a comunidade, com a realização de uma caminhada. “O tema da nossa programação é Autismo, conhecer para entender. Nossa proposta se deu pela necessidade de evidenciarmos as potencialidades e a significância da pessoa autista, para então amenizar certos olhares que a excluí. Dessa forma, conhecer é a única maneira de entender”, ressaltou a diretora da escola, Patrícia Lobo.

 

A programação do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, com orientação e sensibilização dos alunos, continua até sexta-feira, 5, na Escola Hildemar Maia, com a visitação dos alunos da instituição à sala sensorial.

 

Karla Marques

Assessora de comunicação/Semed