As 10 escolas de samba do Amapá apresentaram muitas cores das torcidas, alegria e enredos no fim da noite do último sábado, 28, e início do domingo, 29, no Estação Lunar especial de fim de ano, em Fazendinha. O evento foi realizado pela Prefeitura de Macapá com emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues.
Cada agremiação levou naipe de intérpretes, ritmistas, casais de mestre-sala e porta-bandeira, e tocaram os sambas de enredo que fizeram história no carnaval local e nacional. O Estação Lunar de fim de ano se consolidou como um evento de grande sucesso, planejado pela equipe da Fundação de Cultura, e contou com a união das agremiações.
“As escolas de samba apresentaram grandes espetáculos para o público, que atendeu ao chamado e esteve presente na Fazendinha, vibrando com cada escola que passava pelo palco. Agradeço em especial ao senador Randolfe Rodrigues, que destinou emenda para realizarmos este evento e podermos assim fomentar a cultura. Em 2020, terá desfile sim. E essa festa é o grito de carnaval de cada agremiação. Está dando tudo certo, o Carnaval está sendo retomado”, destacou o prefeito de Macapá, Clécio Luís.
As apresentações das escolas do grupo de acesso iniciaram com as cores azul, branco e rosa da Embaixada de Samba Cidade de Macapá, seguida por Emissários da Cegonha, Império do Povo, única representante do município de Santana; e encerrando com Império da Zona Norte.
Já pelo grupo especial, o Império de Samba Solidariedade, campeão do grupo de acesso em 2015, iniciou as apresentações, em seguida se apresentaram Unidos do Buritizal, Piratas Estilizados, Boêmios do Laguinho, Maracatu da Favela e encerrou com a atual campeã Piratas da Batucada, que venceu o carnaval das escolas de samba em 2015, último ano dos desfiles no sambódromo.
O senador Randolfe Rodrigues, que destinou recursos para a edição especial do Estação Lunar de fim de ano parabenizou a Prefeitura de Macapá pela organização. “A festa está linda, bem organizada, e o público amapaense veio em peso curtir essa prévia do Carnaval. É lindo ver as escolas bem organizadas, com suas torcidas e com o povo todo dançando. Parabenizo a organização da prefeitura pela festa”, destacou o senador Randolfe Rodrigues.
“O esforço da bancada amapaense com o Senado Federal trouxe o carnaval para o Amapá novamente. Serão investidos R$ 1,5 milhão para os dois dias de desfile. O povo terá sua festa com muito samba, geração de renda e emprego”, frisou o senador Davi Alcolumbre.
A presidente da Liga das Escolas de Samba do Amapá, Lizete Jardim, avaliou positivamente o empenho do Município em valorizar as agremiações carnavalescas. “Os grandes causadores de tudo isso são o prefeito Clécio Luís e os senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, pois esse resgate do carnaval do Amapá é muito importante. Todas as escolas estiveram presentes em todos os eventos oficiais e só tenho a parabenizar e agradecer a Prefeitura de Macapá por este incentivo. O resultado disso é esse grande público presente hoje aqui, que veio prestigiar as escolas de samba do nosso estado”.
“O resgate do carnaval amapaense é muito importante, haja vista que nós ficamos quatro anos sem folia no sambódromo. Chegamos a ser considerados o terceiro melhor carnaval de escolas de samba do Brasil. Só temos a agradecer os esforços do prefeito Clécio, do senador Davi, que ‘arregaçaram as mangas’ para retomarmos a nossa festa”, destacou o presidente da Boêmios do Laguinho, José Gemaque.
Paralelo as apresentações das escola de samba, o público que compareceu ao balneário da Fazendinha também teve a oportunidade de adquirir artesanatos da Feira Colaborativa Mulheres que Fazem, Feira Afroempreendedora e prestigiar a exposição das telas em óleo do artista plástico amapaense Wagner Ribeiro, que também trouxe o acervo fotográfico com imagens da cidade de Macapá produzidas por Nayana Magalhães e Gabriel Flores.
Enredos das Escolas de Samba para o Carnaval 2020:
Grupo de Acesso:
Embaixada de Samba Cidade de Macapá: “Mazagão: A fantástica atalha de fé do reino que atravessou o mar”
Emissários da Cegonha: “Teu faz me rir traz ou não felicidade?”
Império do Povo: “Na passarela azul, o artista não é diferente. Diferente é o mundo que queremos”
Império da Zona Norte: “Meu jeito Tucuju”
Grupo Especial:
Império de Samba Solidariedade: “Isabel, do redento ao franco-exílio. A Augusta alteza Imperial do Brasil”
Unidos do Buritizal: “A fé nossa de cada dia: Os caminhos são muitos, mas o ponto de chegada é um só”
Piratas Estilizados: “Xô preconceito, queremos respeito”
Boêmios do Laguinho: “Belezas africanas, dádivas que a mãe África mandou”
Maracatu da Favela: “Solo fértil de imensos tesouros que brilham como fogo no extremo Norte do Brasil”
Piratas da Batucada: “Viagem à terra do nunca”
Cliver Campos
Assessor de comunicação/PMM
Fotos: Nayana Magalhães e Gabriel Flores