Escola Maria Luiza Bello recebe pais e alunos em ação social com atendimentos de quase 300 pessoas

Aconteceu na sexta-feira, 18, a ação social intitulada Família & Escola: a parceria que dá certo, com aproximadamente 300 pessoas atendidas durante toda a manhã. O evento ocorreu na Escola Municipal Maria Luiza Bello da Silva, no bairro Universidade, na zona sul da capital. Foram ofertados serviços em diversas áreas como saúde, beleza e retirada de documentos, além, é claro, de oficinas de lazer para as crianças da comunidade.

A ação acontece pela terceira vez e é fruto de uma parceria entre secretarias municipais de Educação (Semed) e Saúde (Semsa), Universidade Federal do Amapá (Unifap), Polícia Técnico-Científica (Politec), entre outros. A acadêmica de Pedagogia da Unifap, Diely Pacheco, ressaltou a importância do trabalho da universidade com a população em ações como a que foi desenvolvida na EMEF Maria Luiza. “É gratificante desenvolver esse tipo de trabalho na comunidade, porque vemos muita teoria dentro da faculdade e, quando vamos colocar em prática, percebemos a dimensão do trabalho de um pedagogo, além de ser muito gratificante”, ressaltou.

 

Olendina Pacheco é avó de um dos alunos. Para ela, a ação é um ganho para a comunidade e deve estar acontecendo sempre que possível para possibilitar a participação e aproximação entre escola e sociedade. “Essas ações engrandecem o povo do bairro, que são carentes, em sua maioria, não apenas na escola, mas em vários outros espaços sociais daqui”, disse. Segundo explicou a diretora da escola, Franciana Ferreira, o objetivo central é estabelecer a ideia de que a escola não caminha sem a família, para acompanhar e trabalhar junto na construção dos nossos pequenos cidadãos.

 

O professor Reinaldo Oliveira esteve colaborando no evento, com sua câmera, registrou sorrisos e brincadeiras das crianças no local. “Uma escola do século XXI tem que pensar na proposta de conscientização da comunidade para que ela se torne muito mais ativa e presente dentro do ambiente escolar”, reforçou.

 

Rafaela Bittencourt

Assessora de comunicação/Semed